Ver todas

Back

Escola Profissional do Montijo: Formar profissionais de qualidade

5 Outubro, 2022
234 Visualizações

A formação de técnicos de Mecatrónica Automóvel na Escola Profissional do Montijo integra as componentes letivas com a integração social e profissional dos formandos.

A Escola Profissional do Montijo foi criada em 1991, para habilitação de profissionais para os grandes setores. Iniciou atividade em 1993 e, atualmente, disponibiliza cursos de formação inicial em duas vertentes: o ensino profissional e os cursos de educação e formação. Carlos Silva, Diretor do Curso de Mecatrónica Automóvel na EPM explica que esta escola do Distrito de Setúbal aposta, “além de uma formação de qualidade na componente prática e teórica, que prepara os alunos para os desafios da vida profissional, numa integração social dos alunos, promovendo a proximidade entre docentes e formandos”.

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL
A Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM), entidade proprietária da EPM efetuou, nos últimos quaro anos, uma forte aposta na formação automóvel. No âmbito do ensino profissional para a área automóvel, a escola disponibiliza atualmente o curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, que sofreu no ano letivo 2021/2022, uma revisão curricular ajustada ao Catálogo Nacional de Qualificações. “O ensino profissional tem sido uma das principais atividades formativas da Associação. Os cursos profissionais permitem a obtenção do 12.º ano de escolaridade no âmbito de uma dupla certificação, conferindo o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, estando, assim, vocacionados para a vertente profissional,
privilegiando a integração no mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, permitindo o prosseguimento dos estudos”, explica Carlos Silva.

O curso de Mecatrónica Automóvel tem a duração de três anos, com dois períodos de estágio profissional, no 2.º e 3.º anos. Os locais de estágio são selecionados pela direção do curso de mecatrónica e Carlos Silva explica que, por regra, os alunos são sempre convidados a ficar nos locais onde realizam os estágios, após a sua conclusão. “O curso de Mecatrónica pretende adaptar-se às necessidades dos futuros profissionais, e dar a melhor resposta ao mercado oficinal do país”. Para isso e, além das instalações onde são lecionadas as aulas teóricas, a escola disponibiliza também um polo oficinal completamente equipado com todas as ferramentas e equipamentos necessários “e que é alvo de constantes investimentos e atualizações, no qual é realizada a componente prática deste curso, que representa 60% do total das horas letivas”, conclui.

FORMAÇÃO DE ATIVOS

A Escola Profissional do Montijo iniciou este ano uma parceria com a Formacan, Lda, empresa especializada em formação profissional certificada, equipamentos auto e assistência técnica. Entre outras atividades, irão desenvolver formação profissional para ativos, nas instalações da Escola Profissional do Montijo. No âmbito desta parceria, está a ser ministrada formação específica em Diagnóstico Auto, Veículos Híbridos e Elétricos. A AFPDM, através do Open Training Center, disponibiliza formação destinada a profissionais do setor da reparação automóvel. Este projeto tem como objetivo proporcionar soluções formativas para necessidades técnicas específicas das organizações tanto ao nível inicial, como ao nível avançado. Na área da Mecatrónica Automóvel promove o desenvolvimento de competências em eletricidade e diagnóstico, através de uma formação composta por 5 módulos, de 8 horas cada, que englobam:

• Eletricidade básica automóvel e operação com multímetro e osciloscópio;
• Aparelhos de comando, sensores e atuadores;
• Leitura e interpretação de esquemas elétricos;
• Procedimentos básicos de diagnóstico OBD;
• Gestão oficinal – controlo de qualidade e regulamentação ambiental para oficinas.
Para além destas ações de formação, podem ser planeados outros conteúdos formativos, resultantes de um prévio diagnóstico das necessidades específicas de cada organização.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 79 de abril de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE