Para além da subida dos preços, fornecer as encomendas é um dos principais problemas que a Wolf atravessa no negócio dos lubrificantes, segundo Salvador Llombart.
Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
No ano passado, lançámos o Wolf Officialtech 0W20 C6 F, um produto altamente inovador concebido para dar vida aos motores Ford EcoBlue. Este óleo de motor de ponta tornou-se um dos primeiros lubrificantes a chegar ao mercado que satisfaz tanto a mais recente especificação de lubrificantes da Ford, Ford WSS-M2C952-A1, como a mais recente especificação Acea C6. As oficinas beneficiarão de vantagens significativas com este óleo de motor, uma vez que é adaptado a uma variedade de modelos desde o EcoSport ao Focus e ao Puma e Transit Connect e proporciona uma grande cobertura de pacotes de automóveis. É também adequado para muitos dos últimos motores que requerem Acea C6 e foi especificamente desenvolvido para prolongar a vida e eficiência dos sistemas de pós-tratamento de gases de escape. Entre os numerosos benefícios do nosso sofisticado óleo de motor estão a economia de combustível superior em combinação com reduções de emissões de CO2, protecção completa do motor e arranques a frio mais fáceis. Entretanto, estamos a trabalhar arduamente nos bastidores para expandir o nosso portfólio com soluções inovadoras para garantir que as oficinas estejam equipadas para prestar assistência aos veículos mais recentes.
No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
A nossa estratégia não mudou com as divergências do mercado. Com a ajuda dos nossos parceiros, tentamos dar as oficinas um serviço diferente os nossos concorrentes. Nós oferecemos a possibilidade de trabalhar com o sistema de cabines de lubrificação, de maneira que podem ter uma grande quantidade de lubrificantes num só espaço. Este sistema dá uma competitividade superior as oficinas que podem ter uma melhor rentabilidade, além de manterem um melhor stock.
O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnico?
Estamos longe de ser apenas um fornecedor de óleos, oferecemos uma série de ferramentas e sistemas de apoio para o sucesso das oficinas. Além de um amplo apoio de marketing, fornecemos também formações técnicas, que transformarão o pessoal das oficinas em especialistas em lubrificantes, permitindo-lhes prestar o melhor serviço possível aos seus clientes. Também fornecemos às oficinas ferramentas inteligentes para assegurar que têm o produto certo disponível para servir os seus clientes da melhor forma. Desde cabines de óleo estéticas e práticas ou acessórios, temos todas as necessidades das oficinas. Além disso, trabalhamos continuamente nas nossas ferramentas e serviços digitais que trazem paz de espírito aos proprietários das oficinas. A nossa ferramenta de recomendação de produtos, por exemplo, eleva a eficiência diária das oficinas, ajudando-as a ter o produto certo na ponta dos seus dedos! Com esta ferramenta, o pessoal da oficina pode encontrar o óleo mais adequado para cada aplicação, num piscar de olhos. A ferramenta de recomendação é baseada no veículo, modelo, tipo ou marca e segue as especificações OEM.
Pergunta sobre o mercado: depois da pandemia e agora com a guerra na Ucrânia, qual o impacto que têm no negócio de lubrificantes para o aftermaket?
O impacto é terrível e está a chegar por duas vertentes. Por um lado, temos um grande incremento de custos, que está a obrigar a incrementar preçários mais do desejável. Mas o pior dos problemas não é o preço, o pior de todos é o grande esforço que estamos a fazer para poder fornecer as encomendas.