A Olipes está a celebrar o seu 30º aniversário. Segundo a empresa, a qualidade do produto, a investigação / desenvolvimentos próprios e a expansão internacional (presença em 45 países) foram os motores do seu crescimento.
A Olipes, empresa espanhola especializada no desenvolvimento e fabrico de óleos e massas lubrificantes, líquidos de refrigeração-anticongelantes, óleos de travões e outros fluidos da máxima qualidade e alto valor acrescentado para o setor automóvel, indústria, transporte e maquinaria agrícola e pesada, completa 30 anos desde a sua fundação. A empresa foi criada no ano de 1993 por Arturo Oliver e pelos seus filhos. Juntamente com eles, um grande grupo de profissionais altamente qualificados e com uma alta especialização no mundo dos lubrificantes para o setor industrial, deram início a um caminho que levou a Olipes a converter-se atualmente numa referência para o setor petroquímico internacional, com mais de 2.500 referências de produtos, com as quais atende 75 setores industriais de atividade, e a presença em mais de 45 países.
O ponto de inflexão na trajetória da Olipes teve lugar no ano de 2004. Foi então que se inaugurou a fábrica de Campo Real (Madrid), certificada com as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, que tem atualmente uma capacidade de produção superior a 20.000 toneladas por ano de massas lubrificantes e 100.000 de outras linhas de produtos. A fábrica assenta sobre uma parcela com uma superfície de 13.000 m2, 4.500 m2 dos quais estão destinados a instalação de produção, laboratórios e escritórios. Além disso, dispõe de uma capacidade de armazenamento a granel superior a 3,6 milhões de litros e um depósito logístico robotizado que pode acomodar 18.000 m3 de produtos acabados.
A Olipes, desde que foi criada, apostou na investigação e no desenvolvimento de novos produtos, mais avançados, eficientes e ecológicos, que proporcionam um alto valor acrescentado aos seus clientes. Além disso, com os investimentos de melhoramento contínuo nas linhas de embalamento e armazenamento, sempre se garantiu a máxima qualidade, produtividade e, igualmente, flexibilidade na embalagem, tanto para a sua própria marca, Olipes, como para as mais de 80 marcas para as quais a empresa fabrica cada ano, e sempre com os mínimos tempos de entrega possíveis.
“Estamos tão contentes como orgulhosos de celebrarmos os primeiros trinta anos da Olipes. Uma empresa que nasceu da visão e do esforço de Arturo Oliver, dos seus filhos e dos profissionais que acreditam na ideia e trabalham conjuntamente para a tornarem tão grande como é atualmente” – explica Fernando Díaz, codiretor geral executivo da Olipes. E prossegue: “Na Olipes apostamos sempre, além de na oferta de produtos de alta qualidade e fiabilidade – criados no nosso próprio laboratório de I+D+i –, num atendimento ao cliente personalizado e exclusivo. O esforço valeu a pena e conduziu-nos até onde estamos atualmente: sermos uma respeitada referência no setor. E vamos continuar a trabalhar para que os próximos anos sejam, pelo menos, tão bem-sucedidos como os primeiros”.
Ao longo de 2023, por ocasião do seu aniversário, a Olipes efetuará diversos atos de celebração. Concebeu-se um logótipo específico comemorativo que será utilizado em todas as comunicações da empresa.