Crescencio Martínez, da Fersa, revela algumas das novidades da marca, especialista em componentes para veículos pesados, para 2025, depois de fazer um balanço da atividade da empresa durante o ano de 2024.
Quais foram os principais desafios enfrentados pela vossa operação em 2024? De que forma os superaram?
Os nossos principais desafios em 2024 foram a escassez de componentes, a sustentabilidade, a digitalização e as flutuações na procura. Superámos estes desafios ao reforçar a nossa cadeia de abastecimento, introduzir materiais mais sustentáveis nas operações, optimizar processos para reduzir desperdícios, implementar sistemas de gestão para melhorar as relações com os clientes e analisar alterações na procura para ajustar os nossos stocks de forma ágil e responder rapidamente às flutuações do mercado.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
A procura por veículos pesados e pelas respetivas peças aumentou, impulsionada pela recuperação económica e pelo investimento em infraestruturas. Isto resultou num aumento das vendas e numa maior necessidade de serviços de manutenção.
Quais as tendências no mercado de pós-venda que acredita que moldarão a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, escassez de mão-de-obra, etc.)?
A digitalização continuará a ser uma tendência-chave. Como empresas, temos de adotar mais ferramentas digitais, como plataformas de e-commerce ou aplicações móveis, e investir no comércio eletrónico para otimizar o nosso abastecimento. Outro ponto importante é a eletrificação dos veículos, pois a procura por peças de substituição e serviços irá aumentar nos próximos anos.
Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades do mercado atual?
Estamos a desenvolver novas soluções que respondam às necessidades dos nossos clientes, como a eficiência energética em veículos comerciais. Este é um tema crucial, tanto para a sustentabilidade ambiental como para a rentabilidade das empresas. Além disso, este ano lançaremos um novo serviço de e-commerce para agilizar os processos dos nossos clientes, fortalecendo a nossa posição junto dos clientes estratégicos.