Ver todas

Back

ESTG: Ampla oferta na área automóvel

19 Janeiro, 2021
432 Visualizações

A ESTG possui uma oferta diversificada e com meios técnicos atualizados para formação na área automóvel.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, criada em 1985. “A ESTG é um centro de formação científico e tecnológico que prepara profissionais qualificados no âmbito da tecnologia e gestão e das ciências e técnicas subjacentes: contribui para a inserção dos seus alunos na vida profissional; divulga as suas atividades e presta serviços no âmbito das suas competências; apoia a investigação e o desenvolvimento regional; realiza cursos de pequena duração, creditáveis com certificados ou diplomas adequados; participa na organização ou cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e apoia a realização de trabalhos de investigação aplicada por parte dos seus docentes e de desenvolvimento experimental e aposta na formação inicial, recorrente e atualização e na reconversão vertical e horizontal de técnicos”, explica Duarte Alves, coordenador do curso de Mecatrónica na ESTG.

CURSOS
A ESTG, na sua oferta formativa, apresenta quatro formações ligadas ao setor automóvel. “O curso de Engenharia Mecatrónica e Engenharia Mecânica são dois bons exemplos ao nível da licenciatura, formando bons engenheiros nestas áreas. Ao nível de formação de técnicos superiores a oferta formativa apresenta o CTeSP de Mecatrónica e o CTeSP de Manutenção Mecânica”, indica Duarte Alves. “Os nossos formadores são maioritariamente os docentes da ESTG, podendo ser contratado pontualmente algum especialista que se justifique. Preferencialmente, a formação é dada nas instalações da ESTG, porém com a abertura, por exemplo, do laboratório no Arcos de Valdevez, a formação na área da mecânica e da mecatrónica pode ter algumas competências lecionadas fora das instalações da ESTG”. O responsável adianta ainda que a escola está disponível para dar formação à medida das necessidades de um cliente específico, indicando que, “na ESTG podem existir cursos de curta duração (cerca de 50h) elaborados com um plano específico acordado entre o IPVC e outras entidades. A escola possui vários laboratórios que apoiam os cursos em causa”, indica.

EMPREGABILIDADE
Segundo Duarte Alves, os diplomados da licenciatura em engenharia Mecatrónica
apresentam um bom espectro de formação.“Algumas das atividades em que os graduados deste curso poderão estar envolvidos incluem: eletrónica automóvel; desenvolvimento de sistemas embebidos baseados em microcontroladores; robótica; integração de fontes de energia renováveis e conceção dos sistemas de conversão de energia associados; desenvolvimento de sistemas de automação e controlo para diversos processos industriais; conceção de máquinas elétricas e desenvolvimento de sistemas de orientação e controlo para submarinos inteligentes não tripulados; veículos terrestres e aéreos; manutenção industrial; programação de PLC; programação CNC”. Todos estes cursos apresentam, no seu plano de estudos, a
possibilidade de um estágio (formação em contexto de trabalho) em empresa.

Duarte Alves
COORDENADOR DO CURSO DE MECATRÓNICA NA ESTG

Qual o futuro da formação no setor automóvel em Portugal?
O mercado automóvel está em constante evolução, mostrando uma forte tendência para a transformação numa primeira fase em sistemas híbridos e posteriormente totalmente elétrico. Assim sendo é necessária uma integração de várias vertentes de formação nomeadamente, mecânica, eletrónica, controlo, sistema informático. Ou seja, é necessário um profissional flexível e com uma boa formação de largo espetro, resumindo um bom Técnico de Mecatrónica ou um bom Engenheiro de Mecatrónica.

Haverá novidades na oferta formativa para 2021?
A oferta formativa será na linha da oferta do ano anterior, embora ainda não se saibam quais as restrições que poderão advir de planos de contingência devido à necessidade de controlo da COVID19.

Frequência e horários
Os planos de estudo apresentam em média um número de horas semanais entre 18h-20h em horário diurno.
Equivalências
Licenciaturas – Nível 6
CTeSPs – Nível 5.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
258 819 700
direcao@estg.ipvc.pt
www.estg.ipvc.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 60 de setembro de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE