A Eurowag, empresa europeia focada no desenvolvimento de soluções digitais para o transporte rodoviário, está a reforçar a sua aposta na descarbonização, contando já com duas estações de abastecimento GNL na República Checa.
As novas estações de GNL em Modletice e Kozomin fazem parte de uma crescente rede europeia de aproximadamente 700 postos de abastecimento. A Eurowag tem um foco de longa data em soluções de mobilidade limpa, em que pretende disponibilizar aos seus clientes um portefólio completo de serviços.
O gás natural liquefeito (GNL) surge como alternativa ao diesel, nomeadamente em veículos pesados. Ao contrário do diesel, o GNL produz menos emissões e, em consequência, tem suscitado o interesse nos últimos anos. De acordo com estudos (gasum.com), GNL abasteceu mais de 15 000 camiões com mais de 3,5 tonealdas nas estradas europeias em 2022. Na República Checa, foram registados no mesmo ano 17 camiões a GNL.
“A descarbonização dos transportes é um compromisso importante para nós e no qual estamos a trabalhar há vários anos. Consideramos a propulsão a GNL como um dos caminhos possíveis para o transporte rodoviário comercial. As nossas novas estações de GNL são o resultado dos esforços da Eurowag para liderar o caminho do transporte com baixas emissões e sem emissões”afirma Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag em Portugal.
“A descabonização do transporte comercial de mercadoria só é possível se tivermos instalada a infraestrutura necessária. Graças ao cartaõ de combústivel Eurowag, os nossos clientes podem reabastecer, não apenas nas nossas instalações de GNL em Modletice e Kozomunm, como também em centenas de outrso locais em toda a Europa. A rede de aceitação da Eurowag cobre mais de 50% das estações europeias de GNL existentes e estamos a trabalhar constantemente para expandí-la“, reitera Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag em Portugal.