A Motul Ibérica lançou formações online para distribuidores e oficinas, clientes e não-clientes, de forma gratuita, sobre os seguintes conteúdos: impacto do óleo na mecânica, formação técnica (fusão de lubrificantes, tipos de bases e pacotes de aditivos, regulamentos e SAEs), gama de produtos (8100 e Specific) e tipo de transmissões e os seus produtos.
Os temas mencionados têm despertado, segundo a marca, um grande interesse dos utilizadores, nomeadamente conteúdos relacionados com aspetos técnicos, como as formulações de lubrificantes, regulamentos exigidos e aplicações dos produtos. Por outro lado, a Motul está a trabalhar para dar resposta às solicitações recebidas para novos conteúdos através da incorporação de mais temas. Antes da situação da Covid-19, as formações tinham um formato físico e eram realizadas por um profissional técnico da empresa que viajava até ao local do cliente para realizar a formação. A conclusão dos cursos através de uma plataforma online permitiu juntar todos os interessados no mesmo tema, mas com preocupações diferentes.Nesse sentido, cada contribuição e/ou intervenção dos formandos tem sido uma contribuição positivapara os restantes participantes. Estes cursos são realizados online e em fluxo contínuo,para que os participantes possam participar ao vivo e partilhar as suas perguntas e dúvidas, que são resolvidas por um profissional técnico da empresa.
Quais as vantagens deste tipo de formação?
Motul Ibérica: “Embora a formação online tenha sido frequentemente percebida como a irmã mais nova da formação presencial, apresenta vários benefícios. Além de facilitar o acesso sem a necessidade de viagens, o conforto que oferece e a inovação nos novos formatos utilizados, permite oferecer formação personalizada de acordo com o interesse dos nossos participantes”
Qual a importância, no contexto atual de pandemia, da realização de ações de formação online?
Motul Ibérica: “Neste momento a formação online tornou-se altamente relevante, pois o confinamento forçou-nos a ficar em casa e a reinventarmo-nos, tornando-se numa oportunidade ideal para atualizar ou expandir o nosso conhecimento”.
Mais informações em www.motul.com/es/pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho de 2020. Consulte aqui a edição.