Sabendo dos enormes desafios que o setor das oficinas enfrenta, esperamos que em 2024 as oficinas apostem cada vez mais na formação, para terem mais qualidade na reparação e poderem evoluir com os seus negócios.
Todos os anos surgem novas palavras associadas ao negócio pós-venda. Ecossistema foi em 2020, 2021 foi a mobilidade, 2022 a digitalização, 2023 a sustentabilidade e em 2024 deveria ser a… formação.
Nota-se cada vez mais que as oficinas que pretendam acompanhar a evolução do setor automóvel e da reparação / manutenção automóvel, terão que se capacitar de que sem formação não conseguirão ter futuro.
Não interessa para nada às oficinas saberem se pretendem ser “oficinas de futuro”, o que elas querem verdadeiramente saber é se são “oficinas com futuro”, isto é, se amanhã, depois de manhã, para a semana e para o próximo mês vão continuar a ter clientes para atender. Vão na realidade continuar a ter clientes, mas se não olharem para a formação como um desígnio da sua atividade, é provável que comece a perder esses clientes sem se aperceber, nomeadamente para outras oficinas muito mais estruturadas, formadas e informadas.
Pensamos que é esse o grande desafio que as oficinas têm pela frente para 2024, até porque 2030 e 2035 é já daqui a uns dias e nessas alturas o parque automóvel já é diferente do que é hoje.
Desejamos a todos os que interagem com o setor pós-venda boas festas e um feliz ano de 2024.
Da equipa:
Paulo Homem
Anabela Machado
Anabela Rodrigues
Nádia Conceição
Marta Moita
João Oliveira