A Fuchs já qualificou o primeiro produto no âmbito das novas especificações otimizadas para óleos de motor. O TITAN GT1 FLEX 5 SAE 0W-20 já possui as ACEA C5 e ACEA C6 no perfil de performance, de acordo com a nova ACEA 2021.
Vigoram desde maio vigoram as especificações otimizadas para óleos de motor, tendo um prazo de dois anos para serem adoptadas pelas marcas.
A ACEA C6 é uma de duas novas categorias que a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) criou em resposta às exigências atuais de proteção contra o fenómeno LSPI, de proteção antidesgaste e de limpeza do turbocompressor. Os óleos da categoria ACEA C6 são produtos de baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre (SAPS), compatíveis com os sistemas de tratamento de gases de escape e de baixa viscosidade. Protegem contra o LSPI e contra a formação de depósitos no turbocompressor (TCCD) de motores a diesel de injeção direta. Asseguram igualmente proteção antidesgaste de motores a gasolina com injeção direta. A outra nova categoria é a ACEA A7/B7, também com proteção contra o LSPI, antidesgate e limpeza do turbocompressor, mas para óleos com elevados SAPS e sem filtros de partículas.
A ACEA estabeleceu um prazo de transição de dois anos para a qualificação de produtos de acordo com as ACEA 2021 e a descontinuação das versões antigas das especificações ACEA 2016. A partir de 1 de maio de 2023 só as Sequências ACEA 2021 estarão válidas. Apesar deste amplo período de transição, a Fuchs está empenhada em conseguir a mudança para todos os produtos a curto prazo. «É natural para nós respeitar logo as novas exigências. É o que se pode esperar dos nossos produtos, como óleos das oficinas, e da nossa empresa, como maior fabricante independente de lubrificantes do mundo», informa André Castro Pinheiro, o diretor da divisão automóvel da Fuchs em Portugal.
Com as novas Sequências ACEA 2021 foram introduzidos novos testes para assegurar a performance requisitada aos óleos de motor para veículos ligeiros comerciais e de passageiros, nomeadamente o teste de desgaste, o teste de economia de combustível, o teste do turbocompressor e o teste LSPI.