Ver todas

Back

Garland e AB Tyres com parceria estratégica na distribuição de pneus

5 Outubro, 2015

O Grupo Garland e o Grupo Alves Bandeira (AB) estabeleceram uma parceria de negócios inédita, que permite a ambos os grupos empresariais reforçarem os respetivos “core business”, através da centralização do serviço de distribuição de pneus na AB Tyres e da logística na Garland Logística. Trata-se portanto de uma parceria estratégica empresarial que, sem envolver capitais, se torna única no mercado nacional.

Como resultado desta parceria, que entra em vigor a partir de 1 de novembro de 2015 e que tem como missão criar sinergias comerciais e de negócio, a AB Tyres que, atualmente, é um dos maiores grossistas e distribuidores do mercado nacional, com operações em países da Europa, Ásia, África e Médio Oriente, concentra a comercialização de pneus. Passa, assim, a dispor de uma nova realidade de oferta em todos os segmentos – Premium, Quality e Budget –, e em todas as categorias – turismo, comerciais, 4×4/SUV, pesados, agrícolas, florestais e industriais –, representada pelas marcas líderes no mercado. Assim, além de Continental, Gislaved, Mabor, Falken, Pirelli, Goodyear, Dunlop, Michelin, Bridgestone, Firestone, Fulda Trucks, Zeetex e Torque a AB Tyres passa a representar também Uniroyal, Runway, Nokian, Primewell, Kenda e Mitas, ganhando em dimensão ao centralizar clientes, colaboradores e fornecedores da Garland Pneus.

Por seu turno, a Garland Logística passará a gerir todas as operações logísticas de pneus, lubrificantes e produtos de conveniência do Grupo Alves Bandeira, a partir dos modernos Centros Logísticos da Mealhada e da Abóboda, onde se localizam respetivamente as sedes da AB e da Garland. Desta forma, a Garland Logística dará continuidade ao seu forte e sustentado crescimento dos últimos anos e reforçará a sua atividade no setor da logística de pneus, em que passará a ser um dos maiores players a nível nacional.

“O objetivo desta parceria é reforçar a relação comercial existente com todos os atuais clientes do Grupo Alves Bandeira e do Grupo Garland, garantindo uma oferta mais abrangente, um serviço de melhor qualidade e uma competitividade reforçada para responder aos desafios que se colocam atualmente ao setor dos pneus”, afirma Rui Bandeira, presidente do Conselho de Administração do Grupo Alves Bandeira. De realçar que, no ano passado, a AB Tyres faturou 18 Milhões de Euros (M€) no mercado Nacional, prevendo que com esta integração possa aumentar o seu volume de negócios em cerca de 20% sobre o previsto  para o corrente ano.

Já Bruce Dawson, presidente do Conselho de Administração do Grupo Garland, que, no negócio de Logística e Transportes, teve em 2014 um volume de negócios de 54,7 M€, que representou um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, realça que o objetivo do Grupo, com cerca de 240 anos, “é que continuar a apostar fortemente em desenvolver sinergias na atividade Logística, que lhe permitam apresentar propostas cada vez mais competitivas no sector dos pneus, onde espera brevemente conquistar mais clientes”. O administrador acrescenta: “Juntando as forças e as competências de excelência logística do Grupo Garland com a capacidade inovadora e empreendedora de comercialização do Grupo Alves Bandeira abrem-se novas oportunidades de desenvolvimento nacional e internacional das áreas de negócio principais de cada um dos Grupos”.

Mais informações em www.abtyres.pt e www.garlandpneus.pt

PALAVRAS-CHAVE