Ver todas

Back

Gestão digital de pneus da Continental pretende poupar custos às empresas

12 Novembro, 2021
452 Visualizações

Com o sistema digital de monitorização de pneus ContiConnect, um sensor instalado nos pneus monitoriza continuamente a pressão e temperatura dos pneus, a Continental pretende ajudar as empresas a reduzir custos com pneus e a rentabilizar a sua operação.

Os dados são enviados a cada dois minutos através de comunicações móveis para destinatários seleccionados, tais como o condutor e o pessoal da sede, bem como para um portal web central. Desta forma, o condutor tem sempre uma visão geral do estado dos pneus. Em situações críticas, o ContiConnect envia automaticamente uma mensagem de aviso – para a visualização da cabina do condutor, para o portal web, ou através de mensagem de texto e e-mail para destinatários definidos.

Os dados dos pneus são protegidos com segurança e enviados de forma fiável para a nuvem Continental, utilizando o cartão de dados Vodafone e de lá para o portal web ContiConnect. Isto dá aos gestores de frotas na pedreira e parceiros de serviços como a Schlüter uma visão geral dos pneus de toda a frota a todo o momento. A utilização da gestão digital de pneus evita assim falhas dispendiosas de pneus em veículos pesados e de grandes dimensões (camiões basculantes).

“A Continental tem aperfeiçoado continuamente o seu sistema digital de monitorização de pneus. A Continental tem fornecido os seus pneus de lona radial para veículos pesados de terraplanagem com sensores digitais ex works desde 2016. O actual ContiConnect permite a monitorização contínua e independente da localização das frotas de veículos. Isto significa que a pressão dos pneus é constantemente mantida ao nível correcto, poupando assim combustível. Graças à monitorização contínua dos pneus, os pneus também têm uma vida útil mais longa. O trabalho de manutenção dos pneus pode ser realizado de forma proactiva (manutenção preditiva), evitando assim tempos de inatividade”, diz Reinhard Klant, especialista em movimento de terra e gestor de linha de produtos da Continental Commercial Specialty Tires.

A transferência de dados rápida e segura, mesmo em locais remotos como pedreiras e locais de construção, assegura a extracção de cal e faz da gestão digital de pneus um sistema pioneiro para a extracção de matéria-prima.

PALAVRAS-CHAVE