O Grupo IMA, especialista europeu na prestação de serviços telemáticos em automóveis, tem vindo a registar um aumento dos alertas de emergência enviados pelos veículos e desenvolveu, juntamente com a Splitsecond, o primeiro dispositivo certificado eCall de acordo com as normas europeias e que integra a assistência do IMA.
Os alertas de emergência recebidos pelo Grupo IMA continuam a aumentar: durante o primeiro trimestre de 2017, as plataformas do Grupo receberam mais de 20.000 alertas, 2.500 dos quais provenientes de Espanha e Portugal.
A empresa defende a colaboração com as autoridades, centros de emergência e plataformas TPS (Third Party Supported eCall) em todos os países onde se aplica a norma. Este sistema permite que os centros de emergência recebam apenas 10% do volume total de chamadas depois de ser efetuada uma triagem e gestão de cada alerta geolocalizado por parte de plataformas como as do IMA.
A partir de 1 de abril de 2018, entrará em vigor a norma aprovada pelo Parlamento Europeu que obriga à integração do dispositivo de chamada de emergência eCall em todos os veículos comerciais ligeiros e de passageiros matriculados pela primeira vez.
Segundo estimativas da União Europeia, prevê-se que este dispositivo de segurança rodoviária reduza o número de vítimas mortais em acidentes de viação em cerca de 10%: vários estudos estimam que com a implementação total do eCall, os tempos de intervenção diminuirão cerca de 40% em zonas urbanas e cerca de 50% em zonas rurais.
Dispositivo Splitsecond, para automóveis sem eCall
Mas o que acontece aos veículos que não têm este sistema integrado? O IMA aposta numa condução mais segura para todos, pelo que desenvolveu, juntamente com a Splitsecond, o primeiro dispositivo certificado eCall de acordo com as normas europeias e que integra a assistência do IMA. Trata-se de um sistema que geolocaliza o veículo e emite o alerta com todas as informações para o IMA, que filtra e comunica aos centros de emergência apenas as chamadas de alerta, como o eCall já integrado no veículo. O Splitsecond é um dispositivo que se liga a qualquer entrada de 12 V do automóvel, como o isqueiro.
“A segurança rodoviária deve abranger todos os condutores e não apenas os que têm um veículo novo. O Grupo IMA pretende garantir uma mobilidade inteligente e segura a todos os seus beneficiários. O acompanhamento da Splitsecond nesta iniciativa confirma a experiência e excelente posicionamento do Grupo IMA como líder europeu em chamadas de emergência”, afirma Antoine Trarieux, Diretor de serviços conectados do Grupo IMA.
Para mais informações sobre o Grupo IMA, clique aqui.