Ver todas

Back

Istobal utiliza tecnologias sustentáveis para combater falta de água

28 Outubro, 2020
295 Visualizações

A Istobal, grupo espanhol especializado em soluções sustentáveis de lavagem e cuidado para o automóvel, permite que as instalações de lavagem de veículos mantenham as suas atividades em épocas de seca, graças às suas tecnologias que respeitam o meio ambiente.

A empresa é pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis para reduzir o consumo de água e energia, além de minimizar o impacto ambiental, na sua aposta em promover a sustentabilidade no setor, reduzir o consumo de água e compatibilizar a atividade das instalações de lavagem de veículos face às restrições de consumo de água devido a períodos de seca.

Atualmente, estados como a Nova Zelândia, Austrália, Países Baixos, algumas regiões de França e Espanha, assim como a Polónia, entre outros, sofrem de escassez de água e, em alguns casos, dispõem de regulamentos e restrições relativos à água que afetam as empresas do setor da autolavagem. Neste sentido, a empresa destaca a importância de introduzir soluções de reciclagem e tratamento da água para fomentar o uso responsável da água nas instalações e poder continuar com a atividade perante essas restrições.

Neste sentido, a Istobal sublinha a importância do emprego de recicladores, pois reaproveitam até 80% da água usada em cada lavagem. Uma solução inovadora da empresa que permite poupar uma média de 128 litros de água por programa completo nas pontes de lavagem e mais de 1.800.000 litros de água por ano. Se esta água não fosse reutilizada, seria como permitir o desperdício de uma torneira aberta durante 106 dias. Além disso, com os novos modelos de recicladores reduz-se em grande medida a carga contaminante da água que resulta do processo de lavagem e previne-se o risco de legionela nas instalações de lavagem.

A Istobal lembra que outro aspeto fundamental do tratamento de águas provenientes da lavagem dos veículos é dispor de um sistema de tratamento de hidrocarbonetos na recolha destas águas antes da sua descarga ou reutilização. Os separadores de hidrocarbonetos da ISTOBAL são da classe I, e conseguem uma redução de 94% da presença de hidrocarbonetos na água tratada, retendo assim os vestígios provenientes do combustível e dos motores dos veículos. E, como acrescenta a empresa, 1 gota de petróleo é capaz de converter 25 litros de água potável em não potável. Por isso, as autoridades de diversos países insistem na importância de reduzir esta carga contaminante evitando a limpeza de veículos em zonas não destinadas para esse efeito, a ponto de, como acontece em Espanha, impor multas por lavar o veículo na rua.

Entre as suas vastas soluções para o tratamento de águas, a Istobal também dispõe de equipamentos desmineralizadores, descalcificadores e filtros específicos que possibilitam obter uma água de qualidade para a lavagem de veículos, usando mesmo água que não seja da rede, como agua de poço ou lagos. Além disso, dispõe de sistemas de doseamento de biocidas para desinfetar qualquer tipo de água e prevenir a proliferação de fungos e bactérias na água armazenada nos depósitos.

O grupo espanhol promove instalações de lavagem de veículos que respeitam o ambiente também com equipamentos de lavagem inovadores que consomem menos água e energia.
As suas inovações mais recentes diminuem em 45% o consumo de água em equipamentos automáticos de lavagem industrial, graças ao aumento da pressão de água na fase de consumo mais crítica.

A inclusão de novos materiais em escovas que absorvem menos água, em conjunto com uma melhor redistribuição do circuito de circulação de água, entre outras tecnologias, originou um redução de 40% da água utilizada nas suas pontes de lavagem de última geração.
Além disso, conseguiu reduzir em 33% o consumo de água em centros de lavagem com um funcionamento a baixa pressão e sob caudal em determinados programas, sem que tal se repercuta na eficácia e qualidade da lavagem.

PALAVRAS-CHAVE