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Iveco, FPT Industrial e Nikola Motor Company produzem Nikola TRE

14 Fevereiro, 2020

Através da sua joint venture europeia, a IVECO e FPT Industrial, marcas integradas na CNH Industrial N.V., e a Nikola Motor Company irão produzir o Nikola TRE na unidade de produção da Iveco em Ulm, na Alemanha.

Esta parceria levou a CNH Industrial a adquirir uma participação de 250 milhões de dólares na Nikola, tornando-se no principal investidor de Série D. Ao anúncio da parceria no Dia de Mercados de Capital da CNH Industrial, em Setembro de 2019, seguiu-se, em Dezembro, a apresentação do Nikola TRE, um veículo pesado de propulsão eléctrica a bateria, que constitui o primeiro avanço no sentido do futuro modelo eléctrico a célula de combustível.

Actualmente, as instalações de Ulm são o centro de engenharia de chassis da Iveco. Estas instalações situam-se no coração da região de Baden-Württemberg, cujos responsáveis locais apostam na criação de um centro de referência de mobilidade para veículos a célula de combustível, contando com a mão-de-obra qualificada e os laboratórios de pesquisa ali instalados. As autoridades regionais criaram fundos de investimento para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento na zona, onde existe também uma forte implantação de indústria automóvel. A apostando em parcerias estratégicas de projetos coloca as instalações de Ulm num plano privilegiado em termos de proximidade com os principais fornecedores.

Além disso, o Governo Federal alemão lançou recentemente o seu projeto de Estratégia Nacional de Hidrogénio, que tem como objetivo expandir o papel inovador das empresas nas tecnologias do hidrogênio. No âmbito desta estratégia, o governo alemão dispõe de um total de dois mil milhões de euros para financiar o programa de inovação do hidrogénio, incuindo o desenvolvimento das necessárias infraestruturas de distribuição.

Na primeira etapa do projeto, a empresa em regime de joint-venture vai investir 40 milhões de euros na modernização da fábrica, que se dedicará à montagem final do veículo. O início da produção está previsto para o primeiro trimestre de 2021, com a entrega das primeiras unidades Nikola TRE a decorrer no mesmo ano.

Os primeiros modelos a entrar em produção serão os camiões articulados 4×2 e 6×2 com baterias modulares e escaláveis, com capacidade até 720 kWh, e um propulsor elétrico que fornece até 480 kW de potência contínua.

As instalações de Ulm receberão os módulos de produção enviados pelas fábricas da Iveco em Valladolid e Madrid, Espanha, o que permitirá um rápido aumento de produção para fazer face à esperada elevada procura por parte dos clientes. As versões elétricas das células de combustível, construídas na mesma plataforma, serão testadas em 2021, de acordo com o projeto H2Haul, financiado pela UE, com vista ao lançamento no mercado em 2023.

O Nikola TRE atualmente em desenvolvimento é baseado na nova plataforma Iveco S-WAY e integra as tecnologias, sistemas de controlo e de infotainment da Nikola. Os testes deverão começar em meados de 2020, utilizando os protótipos que serão apresentados no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, Alemanha, em setembro próximo.

Esta joint venture faz parte de uma parceria mais ampla estabelecida com a Nikola, para acelerar a transformação da indústria em direcção à neutralidade de emissões de camiões Classe 8, na América do Norte e Europa, através da adoção da tecnologia de células de combustível. O foco principal da colaboração é alavancar as competências e especialização de ambos os parceiros, com vista à efectiva introdução de camiões pesados zero emissões e, dessa forma, revolucionar a indústria com um modelo de negócio totalmente novo.

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