A edição de 2017 do “International Bus & Coach Competition” (IBC), teve lugar em Junho em Munique e contemplou, pela primeira vez, autocarros com piso rebaixado, entre eles o Iveco Crossway Low Entry.
Ao longo de 5 dias, os autocarros foram sujeitos a um conjunto de exigentes testes conduzidos por um painel de jurados, constituído por jornalistas internacionais.
O Crossway LE foi votado como o melhor face aos seus concorrentes graças ao seu conjunto motor/transmissão, manobrabilidade, conforto e custo total de propriedade (TCO). O Iveco Bus Crossway Low Entry vai marcar presença no salão “Busworld 2017”, que decorrerá em Kortrijk (Bélgica).
Prioridade ao conforto e acessibilidade
O júri elogiou, em especial, o nível de conforto do Crossway Low Entry, tanto em termos de espaço para o condutor como no compartimento dos passageiros.
O Crossway Low Entry possui uma grande facilidade de acesso, permitindo uma rápido fluxo de passageiros graças, nomeadamente, à amplitude das suas portas (1.200 mm) e da secção do seu piso rebaixado (2.547 mm). A versão IBC oferece um excelente conforto térmico, com 43 lugares sentados e uma zona específica para cadeiras de rodas. Os membros do júri apreciaram o conforto durante os testes de condução em zonas interurbanas.
Já reconhecido pelos profissionais como “o espaço mais ergonómico dedicado ao condutor”, o banco do condutor do Crossway eleva ainda mais os níveis de conforto graças aos 10 cm adicionais na projecção dianteira da carroçaria. A ergonomia do ambiente de trabalho do condutor foi igualmente melhorado com a introdução de um novo painel de instrumentos.
Motor HI-SCR exclusivo garante os melhores níveis de rendimento
No que respeita ao conjunto motor/transmissão, os membros do júri internacional ficaram deveras impressionados com o desempenho e a fiabilidade do motor e da caixa de velocidades automática.
Já reconhecida pela sua fiabilidade, desempenho e baixo consumo de combustível, a versão Euro VI dos motores disponíveis na gama Crossway dispõe de maior cilindrada de forma a proporcionar mais potência e binário e menor consumo de combustível. O Iveco Crossway LE cumpre na perfeição os requisitos do transporte suburbano de passageiros, com a opção de dois motores – Tecto 7 e Cursor 9 – com potencias entre 286 e 360 cv.
A tecnologia exclusiva HI-SCR optimiza a combustão, dado que o motor recorre apenas a ar fresco. A redução na emissões de emissões poluentes é assegurada pelo sistema de pós-tratamento, a jusante do motor, sem necessidade de recirculação de gases de escape, o que se traduz em vantagens significativas na redução do peso e na facilidade de manutenção.
O júri ficou particularmente impressionado pela flexibilidade do motor Cursor 9 de 360 cv acoplado à caixa automática ZF Ecolife de 6 velocidades, um conjunto que oferece uma experiência de condução fácil e agradável.
Eficiente nos custos
O júri do IBC destacou igualmente a optimização dos Custos Totais de Propriedade (TCO), que se ficam a dever principalmente aos intervalos de manutenção espaçados, custos reduzidos e baixos consumos de combustível, bem como à qualidade do pós-tratamento dos gases de escape e à eficácia do filtro de partículas.
Wolfgang Tschakert, Presidente do Júri do IBC, resumiu assim a vitória do Crossway: “Ficámos plenamente convencidos pela concepção do Crossway: Um amplo conjunto de vantagens combinado com condições muito atractivas. Trata-se de um vencedor digno e muito justamente apto a ostentar esta eleição. O Crossway LE praticamente não revelou fraquezas e mostrou muitos talentos”.
Crossway é um modelo percursor
A gama Crossway, incluindo a versão Low Entry, é líder de mercado na sua categoria, com quase 30.000 unidades em operação em toda a Europa, e excelentes níveis de vendas em França, Itália, Alemanha, Áustria e República Checa. É extremamente popular junto dos operadores privados e das principais empresas de transportes, com clientes que operam frotas de dimensão significativa, tais como a Deutsch Bahn, por exemplo, que tem mais de 1.000 autocarros Crossway. Esta bem sucedida gama de modelos é produzida em Vysoke Myto (República Checa), a mais importante fábrica de autocarros da Europa, com 120 anos de experiência.
Silvay Baise, Vice-Presidente da Iveco, responsável pelas operações globais da Iveco Bus, declarou: “O Crossway tem sido um grande sucesso desde o seu lançamento, o que se traduz, acima de tudo, no sucesso dos nossos clientes, que colocam a gama Crossway no topo das suas preferências para o exercício da sua actividade. Hoje, sentimo-nos particularmente honrados por receber este reconhecimento por parte da imprensa especializada internacional, que, ao longo de cinco dias, submeteu o nosso Crossway LE aos mais exigentes testes, durante os quais o modelo demonstrou claramente as suas qualidades em condições reais de operação.”
Informações adicionais sobre a Iveco em www.iveco.com