A Japanparts, empresa com sede em Itália, está cada vez mais preparada para o futuro, apostando agora também numa gama de amortecedores, estando para breve a abertura de um quarto armazém. Um plano estratégico ambicioso que pretende ampliar o raio de ação da empresa que se concentra no mundo aftermarket e procura constantemente novas tecnologias de vanguarda para inserir em catálogo.
Recentemente, a Japanparts concluiu uma importante otimização da projeção da empresa: investiu na introdução em catálogo dos amortecedores, que em pouco tempo se tornaram um produto de ponta que abrange as frotas asiática e europeia, produzindo resultados bem acima das expectativas.
A empresa teve de enfrentar um momento de dificuldade logística, pois as quantidades em stock não permitiam satisfazer as exigências do mercado. Isto apesar de os espaços disponíveis nos dois armazéns e nos de Japanparts serem tudo menos pequenos (falamos de 20.000 m2): ainda assim eram insuficientes para acolher os novos stocks que chegavam. Assim, em 2016 a empresa abriu um novo armazém em frente à sede histórica, aumentando assim a superfície em 5.000 m2 dedicados exclusivamente a este produto.
Além disso, a Japanparts prevê inaugurar no próximo ano o quarto armazém, para atingir um total de 40.000 m2 de superfície de armazenamento, que permitirá consolidar a própria presença, assegurando a velocidade e a garantia das entregas e aumentando a cobertura do stock que neste momento já cobre cerca de 6 meses de vendas.
O ponto de força da empresa é a capacidade de antecipar as exigências e funcionar num contexto global. Foi uma das primeiras a investir no catálogo profissional de livre acesso online oferecido pela Tec Doc, com a qual colabora constantemente, garantindo uma posição privilegiada na atualização dos seus dados dentro desta plataforma. O catálogo online presente nos sites (três, um para cada marca comercializada), graças a uma grande quantidade de fotografias, medidas e dados técnicos, simplifica a pesquisa e acelera a identificação da peça correta, fazendo assim poupar tempo precioso aos operadores. Recentemente, à pesquisa por veículo juntou-se a pesquisa por chassis e por matrícula (reservada aos distribuidores parceiros da Japanparts). Estes sistemas integram a possibilidade para os distribuidores de verificar a disponibilidade de cada artigo em tempo real e proceder às encomendas diretamente a partir da sua área reservada. Esta operação contribuiu significativamente para o aumento da faturação, atingindo quase 70% da faturação global.
E a mais recente atualização é relativa ao investimento em materiais e tecnologias para a integração do catálogo online, com fotos tridimensionais dos produtos, que permitem evidenciar a peça de modo a fazer uma escolha correta.
A EMPRESA
Japanparts, sedeada em Verona tem 30 anos, é especializada em peças para veículos asiáticos, europeus e americanos com as marcas Japanparts, Ashika e Japko. Atualmente, são cerca de 29.000 as referências codificadas para cada uma das três marcas.
A gama dos produtos distribuída pela Japanparts inclui 140 famílias diferentes de artigos que abrangem todos os tipos de peças, do motor aos travões, das embraiagens às peças elétricas e às suspensões, excluindo apenas peças da carroçaria. O constante crescimento do mercado automóvel produzido nos mercados do Extremo Oriente levou em pouco tempo a empresa a posicionar-se nos primeiros lugares do setor automóvel de peças.
Japanparts é uma empresa jovem, com uma força de trabalho com idade média pouco superior a 30 anos, constituída por um organigrama empresarial dinâmico, com 25 pessoas dedicadas à parte administrativa e 70 à logística, que é totalmente terceirizada.
Obtém rendimentos de mais de 75 milhões de euros em 2016 e exporta para mais de 70 países, para um total de 5 continentes. Entre 2014 e 2016, a Japanparts assistiu a um crescimento de dois dígitos, quer na faturação em Itália quer na exportação, e confirmou a tendência positiva dos anos anteriores que a posiciona nos primeiros lugares do setor aftermarket com uma evasão de encomendas que ultrapassa 70% de crescimento nos últimos cinco anos.
Alessandro Piazza, General Manager da Japanparts S.r.l., responde assim a quem pergunta qual o motivo da dinâmica e do crescimento da empresa: “A força da Japanparts é a flexibilidade, a rapidez de readaptação num mercado mundial dinâmico e rápido, o stock cada vez mais importante e os custos reduzidos. Melhorar estas qualidades é o objetivo principal que nos colocamos para o futuro”.