Ver todas

Back

Jornadas de Formação OLIPES em Portugal com a RM Oil

14 Dezembro, 2018

No passado mês de novembro, a OLIPES efetuou duas jornadas formativas sobre “Tendências de Lubrificação Automóvel 2020-2025”, promovidas e organizadas pela RM-Oil, parceira da empresa madrilena no país luso, que contaram com um excelente acolhimento por parte dos profissionais, e futuros profissionais, do setor.

A primeira delas teve lugar no dia 16 no Hotel PortoExpo de Leça da Palmeira e contou com a participação de 32 profissionais das oficinas mais destacadas da zona do Porto, que puderam conhecer em primeira-mão as alterações que se aproximam e que transformarão o mundo da reparação e da manutenção automóvel e, logicamente, todos os aspetos relativos à lubrificação do veículo.

As normativas ambientais que entrarão em vigor a curto prazo, os novos motores híbridos, o motor elétrico, etc., são os principais fatores que estão a provocar uma rápida transformação tecnológica das massas e lubrificantes que o mercado já começa a exigir.

Durante o tempo da formação dedicado à palestra/colóquio, ficou a manifesto a inquietação dos profissionais do setor relativamente a estes aspetos, que animaram com as suas intervenções o debate que pôs fim à jornada.

A 23 de novembro foi a vez dos alunos de mecânica e eletrónica do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que participaram na jornada de formação oferecida pela OLIPES e pela RM-Oil nas instalações da Toyota Caetano em Braga. Embora o curso tenha sido apresentado com o mesmo título, tinha um enfoque mais educativo, devido aos diferentes perfis dos assistentes.

Os jovens receberam uma extensa informação sobre os modernos lubrificantes de viscosidades 0W20 e 0W-16 com aditivos baseados nas novas ACEA C5 e com tecnologia Mid SAPS, que estão a evoluir em paralelo com as exigências ambientais derivadas da normativa EURO 6. Também foram analisados outros aspetos técnicos, como a influência dos lubrificantes dos veículos híbridos na redução do risco de LSPI (Low Speed Pre Ignition), a lubrificação das novas transmissões variáveis (CVT), etc. No fim da exposição, os alunos participaram ativamente na sessão de perguntas, que terminou com uma foto do grupo para se lembrar a jornada.

PALAVRAS-CHAVE