Ver todas

Back

JOST apresenta inovações

11 Setembro, 2023
722 Visualizações

A JOST pretende sempre facilitar o trabalho de um motorista de camião, estando para isso a apresentar constantemente novidades e melhorias ao seus produtos, como as que vai expor na NUFAM 2023, na Alemanha.

Na NUFAM 2023, que decorrer no final do mês de setembro, o público internacional conhecerá o portfólio JOST. Destaque para o sistema de acoplamento automático KKS com o novo conector KKS-U retrofitável e o King Pin Finder, câmara integrada no quinto acoplamento de roda para o processo de acoplamento. Outro destaque ao nível do produto é o eixo de direção comandado JOST ZGA com sistema de direção eletrónica TRIDEC EF-S.

Sistema de acoplamento automático KKS com novo conector KKS-U: mais rápido, mais seguro, mais eficiente

O KKS permite aos motoristas acoplar e desacoplar semirreboques via controle remoto sem sair da cabine do motorista, de forma automática, segura e rápida. O motorista é guiado durante todo o processo de acoplamento, com a tecnologia de sensores fornecendo informações ao vivo no controle remoto KKS durante cada etapa do processo.

No NUFAM a JOST apresentará mais uma inovação do KKS – o Conector KKS-U. Com o Conector KKS-U, as frotas existentes podem ser equipadas com um sistema KKS sem muito esforço, pois é montado de forma simples e rápida na parte inferior do semirreboque. O conector KKS-U controla todas as conexões mecânicas, elétricas e pneumáticas entre o camão e o semirreboques, eliminando a necessidade de linhas vulneráveis de ar, eletricidade e espirais ABS/EBS.

JOST King Pin Finder: novo sistema de assistência

Como inovação, a JOST apresentará em Karlsruhe o King Pin Finder, uma câmara integrada no prato de engate que apoia o processo de engate, enviando imagens ideais para o painel de instrumentos na cabine do condutor. Seguramente integrado no prato de engate, o JOST King Pin Finder fornece assistência durante o acoplamento, aumentando assim a segurança e a conveniência. Este mais recente sistema de assistência permite ao condutor encontrar a altura de engate ideal e manobrar perfeitamente o trator. O King Pin Finder auxilia exibindo uma imagem da câmara ao vivo na cabine do motorista durante a condução em marcha-atrás, facilitando consideravelmente o processo de acoplamento.

Drawbar Finder: a solução inteligente para o processo de acoplamento

A ROCKINGER exibirá mais uma inovação no NUFAM na forma do Drawbar Finder. Aqui, uma câmara fica numa posição central e protegida acima do engate de reboque, funcionando como um par extra de olhos e evitando o desalinhamento do olhal da barra de tração. Ao fornecer orientação horizontal e vertical, permite um acoplamento preciso, o que por sua vez aumenta a eficiência e ajuda a prevenir acidentes. O motorista não precisa mais sair do camião para verificar se o olhal da barra de tração está alinhado corretamente. É, portanto, uma ferramenta prática para processos de acoplamento, o que é uma vantagem particular quando se utilizam reboques de eixo central.

JOST ZGA e TRIDEC EF-S: Eixo de direção de comando com sistema de direção eletrónico

Depósitos apertados, ruas estreitas da cidade e um trailer de 16,5 metros de comprimento que precisa ser dirigido com segurança – todos desafios que levam os sistemas de eixos convencionais ao seu limite e exigem um eixo de direção comandado. Após o lançamento bem-sucedido no mercado do ZGA com a versão de 9 toneladas, um eixo de 10 toneladas foi adicionado ao portfólio em 2023. Assim como o 9T, o ZGA 10T também pode ser usado em todos os sistemas de direção convencionais, sejam eles mecânicos, hidráulicos ou eletrónico. Impressiona pelas excelentes características de desempenho e, em particular, pelo menor raio de rolo. Isto tem um efeito positivo na força de atuação, que é até 70% inferior à de eixos comparáveis. Baterias adicionais tornam-se obsoletas e há maior flexibilidade no projeto de sistemas de direção. A baixa necessidade de espaço do ZGA é incomparável, permitindo designs de guarda-lamas menores e, portanto, designs de veículos totalmente novos, mesmo quando o espaço é apertado.

O JOST ZGA está perfeitamente adaptado aos sistemas de direção da marca TRIDEC: o sistema mecânico TF, os sistemas hidráulicos HF e HF-E e o sistema de direção eletrônico EF-S, com os quais o ZGA pode ser visto na NUFAM. Podem ser usados até três eixos JOST ZGA. O ângulo de direção pode ser facilmente adaptado ao espaço disponível para instalação e à manobrabilidade necessária.

PALAVRAS-CHAVE