A LeasePlan lançou uma solução própria de telemática, que vem dar resposta às crescentes necessidades de informação que os clientes procuram para a gestão diária dos seus veículos.
Com a LeasePlan Telematics, por um custo muito competitivo, as empresas poderão acompanhar o desempenho da frota, com métricas e relatórios detalhados, para uma gestão mais eficiente e uma condução mais consciente.
Através de um dispositivo instalado em cada veículo, a LeasePlan Telematics recolhe e analisa os dados relacionados com a atividade da frota. Os dados são convertidos em indicadores de gestão e disponibilizados através de uma plataforma online, que pode ser consultada no PC ou smartphone. Assim, os Condutores podem otimizar as suas rotinas diárias e verificar se a sua condução é segura e amiga do ambiente. Por outro lado, o Gestor tem uma visão geral de tudo o que afeta a produtividade da sua frota.
Para Pedro Pessoa, Diretor Comercial da LeasePlan Portugal, “Esta ferramenta é uma mais valia para alcançar uma gestão de frotas ainda mais eficiente, produtiva e ecológica. Com a LeasePlan Telematics as empresas poderão poupar combustível, otimizar os custos com seguros, aumentar a produtividade da frota e ainda garantir a segurança dos seus condutores.”
A LeasePLan Telematics disponibiliza duas modalidades, adaptadas à legislação em vigor, que têm em conta o tipo de utilização dos veículos: Telematics Basic e Telematics Plus. A a diferença entre ambos está relacionada com os serviços de localização, que apenas estão disponíveis na Telematics Plus.
Sandra Barreiros, Diretora da Qualidade e Recursos Humanos do Instituto Tecnológico do Gás, que implementou a modalidade Plus da LeasePlan Telematics depois de um projeto-piloto bem sucedido, considera que: “sendo uma decisão pouco popular junto da maioria dos colaboradores, a implementação do sistema de telemática veio responsabilizar cada colaborador pela utilização da viatura, respeitando sempre a regra da privacidade. A plataforma é de uso intuitivo, permite a consulta do histórico de locais onde a viatura esteve (importante na resolução de algumas situações de reclamação), bem como a consulta em tempo real, uma mais valia para prestar informação ao cliente ou agendar serviços de última hora.”