O Movin’On é o principal ecossistema mundial de antecipação estratégica e coinovação em prol da mobilidade sustentável, criado e inspirado pela Michelin. Na sua última edição o vencedor foi o LINK, que pensa a mobilidade como sendo algo plural.
Criado pela Michelin em 2017, o Movin’On, ecossistema líder mundial para a antecipação estratégica e a inovação colaborativa nas áreas da mobilidade sustentável, revela os vencedores do Movin’On Challenge Design, cuja temática, para esta edição de 2023, centrou-se nos três pilares do desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta e Resultados Económicos (People, Planet, Profit).
Artistas, designers, engenheiros, arquitetos, urbanistas e criativos de todo o mundo foram convidados a participar neste certame único, desenvolvido entre 1 de setembro de 2022 e 1 de março de 2023, que contou com um prestigiado júri internacional. Lançado em 2001, o Michelin Challenge Design, que se tornou o Movin’On Challenge Design em 2020, incentiva e recompensa o design criativo em todo o mundo. Desde a sua criação, recebeu mais de 16.000 inscrições de 134 países.
Kimbrelly Kegler, presidente do Movin’On Design Challenge, declarou: “O design é um elemento fundamental para a transformação da mobilidade. O ecossistema Movin’On está centrado no desenvolvimento de soluções para os desafios da mobilidade que sejam seguras, eficientes, acessíveis e respeitadoras do meio ambiente. Concebendo soluções que melhorem a experiência do utilizador final, podemos melhorar a vida dos cidadãos do mundo através da mobilidade”.
Projeto vencedor – LINK, de Luis Muñoz – Valência (Espanha)
E se a mobilidade individual do amanhã for plural, não apenas singular?
Imagine um veículo individual, esférico, 100% elétrico, capaz de emparelhar-se com os seus clones para rebocar uma, duas ou três outras “células de mobilidade” idênticas. O resultado é o LINK, uma solução de automóvel partilhado acessível a todos (cadeiras de rodas incluídas), e capaz de transformar-se para a sua utilização enquanto transporte público numa fração de segundo. O desafio? Devido às suas reduzidas dimensões, o LINK reduz o congestionamento de veículos individuais no centro das cidades, assim como o seu consumo de energia. A ambição? Oferecer mobilidade urbana a todos, criando vínculos entre as pessoas.
2º Prémio – BIO CORREDORES, de Shaurya Singh – Ahmedabad (Índia)
Quando as zonas habitáveis resilientes nos reconectam com o centro das cidades e a natureza
O segundo prémio foi para Shaurya Singh, pelo seu conceito BIO CORREDORES. Este projeto propõe reestruturar os centros das cidades, e as suas zonas habitáveis, em torno da noção de “respeito pelos seres vivos”. Em concreto, tal significa mais espaço para a mobilidade de peões e bicicletas, além de para as plantas e para os animais. É um projeto ambicioso, que aproveita os melhores ativos da natureza, e cujo maior desafio é fazer com que os centros das nossas cidades sejam mais respiráveis, mais harmoniosos e, sobretudo, mais verdes. Biodiversidade e pessoas convivendo num ambiente entorno preservado.
3º prémio (ex-aequo) – ABASTECIMENTO AUTÓNOMO DO CENTRO DE UMA METRÓPOLE,
de David Stingl e Filip Sobol – Praga (República Checa)
Na cidade, os abastecimentos são, agora, realizados de metro.
O terceiro projeto no pódio é uma solução para descongestionar as estradas, e libertar as cidades dos camiões, e da sua contaminação. A ideia? Utilizar o metro para desenvolver uma plataforma de distribuição autónoma de fornecimentos na cidade, através de um contentor modular inteligente.
3º prémio (ex-aequo) – MOBILITY SERVICE NT, de Heinrich Gade – Weimar (Alemanha)
Amanhã, a mobilidade não só será multimodal, como, também, autónoma.
Empatado na terceira posição, um projeto de cabina de transporte multimodal, que promete transportar mercadorias e pessoas, tanto por terra, como por ar, ou no mar. O desafio? Aliviar os problemas de infraestrutura nas zonas rurais, e oferecer uma mobilidade autónoma para mercadorias e pessoas, utilizando uma plataforma de serviços inteligentes.
As candidaturas para esta edição do Movin’On Design Challenge foram apresentadas perante um prestigiado júri internacional, que incluía os melhores designers que trabalham para alguns dos principais protagonistas do sector da mobilidade:
- Kimbrelly Kegler, presidenta do Movin’On Challenge Design
- Craig Metros, Professor no College for Creative Studies, e antigo diretor de Design na Ford
- Chris Chapman, consultor de design, e ex-diretor da Hyundai Design North America
- Ruki Neuhold-Ravikumar, presidente da Nerman Family, Instituto de Arte de Kansas City
- Dustin Hostetler, design catalyst lead na Ford
- Louise Pelletier, diretora do Centro de Design da UQAM, Montreal
- Stefan Perriard, Designer industrial e de transporte, SAGA Space Architects, e segundo classificado no Movin’On Challenge 2021
- Freeman Thomas, diretor-geral da Meyers Manx, e ex-diretor de Design Avançado na Ford
- Damien Michelin, membro honorário do júri