Nos primeiros nove meses deste ano, o volume de negócios da Liqui Moly aumentou 26% a nível mundial e 53% no mercado Ibérico.
“E os números poderiam ser ainda mais altos se recebêssemos ingredientes suficientes para a produção dos nossos óleos e aditivos”, afirma o diretor Ernst Prost.
“Não se trata apenas do facto de os nossos preços de compra terem aumentado significativamente”, afirma Ernst Prost. “Por vezes, algumas matérias-primas já não estão sequer disponíveis, mesmo que estejamos dispostos a por muito dinheiro na mesa. Isto não é diferente da indústria automóvel, que tem de reduzir a sua produção devido à falta de semicondutores.”
Apesar destes desafios, a Liqui Moly conseguiu um aumento significativo do seu volume de negócios. Segundo Ernst Prost, “nem há três anos obtivemos tanto volume de negócios em doze meses como agora em nove meses.” Desde fevereiro que a empresa assinala um novo recorde a cada mês que passa. O aumento é significativamente maior a nível internacional do que no mercado alemão de origem, onde a Liqui Moly está há muito estabelecida. E, no estrangeiro, o crescimento é particularmente forte nos países onde a Liqui Moly não vende a sua vasta gama de produtos químicos para o setor automóvel da forma habitual, através de importadores independentes, mas sim através de uma sucursal própria: no mercado de exportação mais importante, os EUA, o volume de negócios registou um aumento de quase 50% nos primeiros nove meses e chegou a 130% em Itália.
Mercado ibérico
A Liqui Moly Iberia é uma das sucursais da casa-mãe onde o crescimento tem sido constante. De Janeiro a Setembro deste ano, as vendas subiram 53% face ao mesmo período do ano passado. Se comparado com o período antes da pandemia, em 2019, o crescimento registado foi de 63%. Isolando apenas o mês de Setembro, o crescimento foi de 14% face ao mesmo mês do ano passado. Já em relação a 2019, a subida foi de 46%.
“O esforço feito durante todo o ano de 2020 e nos meses que já levamos deste ano está a dar frutos e a dinâmica da marca no mercado ibérico é impressionante. O trabalho feito pela nossa equipa e por todos os nossos distribuidores tem sido extraordinário e isso coloca-nos numa posição de cada vez maior liderança no mercado. Não temos qualquer plano para abrandar e as perspetivas de crescimento são muito animadoras para o que resta deste ano e para os anos seguintes”, sublinha Matthias Bleicher, CEO da Liqui Moly Iberia.
Este crescimento reflete os investimentos, especialmente no marketing, que a empresa realizou há um ano a nível global para combater os efeitos da pandemia. Isso prejudicou o lucro na altura, mas acaba por compensar hoje.
Para o último trimestre, Ernst Prost também se mostra confiante: “se continuarmos neste ritmo, não só caminhamos para um novo recorde em termos de volume de negócios, como também para o maior crescimento do volume de negócios desde há muitos anos – apesar da pandemia e da escassez de materiais.”