A Liqui Moly dispõe de uma gama completa com produtos para automóveis clássicos e clássicos modernos.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Um automóvel clássico, para se conservar em perfeitas condições o maior tempo possível, deve ter os melhores produtos, sejam eles o óleo, os aditivos, as jantes e pneus ou tudo o que é utilizado para o restante cuidado com o interior e exterior do veículo.
O óleo errado pode causar sérios danos, especialmente nos motores já com uma certa idade. Em geral, é aconselhável usar o óleo aprovado recomendado pelo fabricante do automóvel. A Liqui Moly disponibiliza óleos especificamente concebidos para as necessidades dos veículos, quer tenham filtro de óleo ou não, e comercializa também vários aditivos, para complementar esta oferta e evitar danos no motor. Por outro lado, com a linha de produtos de car care, a empresa pretende disponibilizar produtos que ajudam a preservar o valor do veículo. A Liqui Moly possui também produtos para a limpeza de jantes e pneus, concebidos para limpar, cuidar e proteger os pneus dos automóveis clássicos. David Kaiser, responsável de desenvolvimento de produto da Liqui Moly, revelou à PÓS-VENDA as especificidades dos óleos que devem ser utilizados neste tipo de veículos.
O que acontece quando um clássico recebe óleo desenvolvido a pensar em veículos modernos?
Isso deve levar a uma forte “indisposição” do motor. Os óleos sintéticos modernos geralmente são inadequados para veículos mais antigos, uma vez que eles não coincidem com a tecnologia de motor que era usada na altura em que foram construídos.
Mas um óleo moderno não lubrifica melhor o motor?
É verdade que que os óleos modernos oferecem performances extremamente elevadas. Mas a performance proporcionada por estes óleos não vai ao encontro do perfil de exigência dos veículos clássicos. Nestes casos precisamos de um conjunto completamente diferente de aditivos, pois os óleos modernos isentos de cinzas têm uma proteção contra o desgaste que combina com outros materiais do motor. Os detergentes que estão presentes nesses pacotes de aditivos impedem a formação de lodo e isso é um desastre com os antigos motores sem filtros.
Até que ponto é que o próprio fabrico do motor tem influência nesta situação?
Os motores dos carros vintage e até de carros clássicos modernos mais antigos, são feitos com materiais diferentes, têm diferentes tolerâncias de fabrico e intervalos de troca de óleo diferentes em relação aos veículos modernos. É por isso que a Liqui Moly disponibiliza óleos de motor para veículos clássicos que são produzidos com base em formulações desenvolvidas especialmente para esses carros.
Qual é a diferença entre as novas fórmulas para clássicos e as que foram desenvolvidas inicialmente?
As “casas das máquinas” mais antigas, especialmente aquelas com alta quilometragem e outros materiais, como metais brancos, ligas não-ferrosas e elementos de vedação, exigem óleos diferentes. A principal diferença entre os lubrificantes clássicos de hoje e os do passado é o seu espectro de desempenho. Eles cumprem os requisitos especiais dos motores clássicos e, ao mesmo tempo, possuem propriedades de proteção contra o desgaste. Portanto, os óleos para carros clássicos modernos são claramente superiores aos anteriores.
Um óleo clássico tem de ter o mesmo tipo de desempenho que os lubrificantes para carros modernos?
Naquela época, assim como hoje, os lubrificantes eram elementos importantes do desenvolvimento do motor. A lubrificação é apenas uma das muitas tarefas. O óleo tem de aliviar e vedar termicamente o motor, protegê-lo contra o desgaste e a corrosão, e proteger o seu desempenho. As mecânicas desenvolvidas antes não podem ser comparadas às atuais, nem no desenho, nem no próprio peso. As temperaturas e pressões nos motores de automóveis modernos são muito maiores do que nas unidades antigas. Além disso, as questões de redução de emissões de escape e economia de combustível tinham um papel menos relevante no passado. É precisamente por isso que os óleos feitos “à medida” são tão importantes para não danificar o motor. Isso foi verdade no passado e é verdade hoje. A indicação do óleo correto pode ser encontrada no manual do veículo. Ainda assim, o guia de óleo que disponibilizamos em www.liqui-moly.pt é uma ferramenta útil.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 46, de julho de 2019. Consulte aqui a edição.