A Mahle foi recentemente galardoada pelo CLEPA pelo desenvolvimento do motor elétrico SCT, com o prémio Top Innovator 2023.
O grupo tecnológico com sede em Estugarda venceu na categoria “Verde”. O novo resfriamento do óleo garante que o motor de tração possa operar com alto rendimento por um período de tempo ilimitado. O desempenho dos automóveis elétricos de passageiros e dos veículos comerciais aumenta significativamente com este salto tecnológico. A eletrificação é um campo futuro dentro da estratégia do grupo MAHLE 2030+.
“Este prêmio é muito especial para nós, pois mostra que podemos estabelecer novos padrões de referência tecnológica em mobilidade elétrica com nossas inovações”, disse Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração da MAHLE, Presidente do Conselho de Administração e CEO da MAHLE, ao aceitar o prêmio. prémio na quarta-feira à noite em Bruxelas. “A MAHLE continua a crescer com a eletrificação.”
O motor elétrico SCT significa que a MAHLE possui atualmente o motor elétrico de maior durabilidade da linha. De acordo com os resultados dos testes, ele pode fornecer permanentemente entre 93 e 100 por cento da sua potência de pico. Única no mercado, esta elevada relação inovadora entre a produção contínua e a potência de pico permite a utilização de veículos eléctricos de todos os tipos, mesmo em condições muito exigentes. Exemplos clássicos são as inclinações da estrada para caminhões elétricos ou as múltiplas acelerações de um carro de passageiros elétrico a bateria. Estes cenários são cobertos apenas de forma limitada pelos motores elétricos disponíveis até o momento.
Isto é possível graças ao inovador sistema integrado de arrefecimento do óleo, que não só torna o motor eléctrico robusto, mas também permite que o calor residual seja utilizado no sistema geral do veículo. O motor elétrico SCT é incomparável em seu tamanho pequeno, peso leve e eficiência. Ao mesmo tempo, o design extremamente compacto resulta numa vantagem nos custos de materiais e peso – um motor mais leve requer menos material durante a fabricação e aumenta a possível carga líquida em veículos comerciais.
A MAHLE apresentou recentemente um novo kit tecnológico para motores elétricos. Isto combina os pontos fortes do motor elétrico SCT com as vantagens do motor elétrico MCT (Magnet-free Contactless Transmitter), que também é considerado uma referência. O sistema modular “motor perfeito” combina potência de pico permanentemente elevada, transmissão de energia sem contato e, portanto, livre de desgaste, eliminação de terras raras e a mais alta eficiência. “Com esta caixa de ferramentas tecnológica exclusiva para motores elétricos, podemos oferecer aos nossos clientes soluções de eletrificação personalizadas para cada classe de veículo, aplicação ou mesmo filosofia de marca”, disse Arnd Franz.