A Continental já recebeu aprovações de equipamento de pneus para mais de 40% dos modelos de carros de passageiros e SUVs totalmente elétricos produzidos na Europa e mais de 50% nas Américas.
Este facto sublinha a estratégia e a qualidade dos produtos da empresa no segmento da electro mobilidade: “Os modelos totalmente elétricos estão agora disponíveis em quase todos os segmentos de automóveis, desde scooters com cabine, automóveis pequenos e médios a SUVs e carros desportivos de alta performance. São necessários pneus com configurações personalizadas para cada tipo de veículo”, afirma Andreas Schlenke, criador de pneus da Continental.
“Isto significa que não há apenas um pneu para todos os veículos elétricos. De facto, já estamos a trabalhar há mais de uma década no desenvolvimento do nosso portefólio, de modo a que estes satisfaçam os requisitos de todos os veículos elétricos e, ao mesmo tempo, sejam também capazes de reduzir de forma sustentável as emissões dos veículos de combustão. Entretanto, quase toda a nossa gama de pneus está otimizada para todo o tipo de tração e a maioria dos nossos produtos já pode ser encontrada em veículos elétricos”.
De acordo com investigações da Continental, os pneus representam até 20 por cento da resistência total enfrentada por um veículo. A baixa resistência ao rolamento é um requisito essencial nos carros elétricos focados numa condução eficiente. Neste caso, muitos fabricantes confiam no EcoContact 6, no qual a Continental utiliza o composto de borracha Green Chili 2.0. O composto especial de borracha natural e outros componentes mostram um comportamento significativamente superior. Isto resulta numa menor resistência ao rolamento e, portanto, num menor consumo de energia. Ao desenvolver o EcoContact 6, a Continental foi capaz de reduzir a resistência ao rolamento em 15% em comparação com o modelo anterior.
Os fornecedores de veículos de preço médio e alto colocam outras exigências na escolha dos pneus. O manuseamento, a precisão da direção e a segurança a altas velocidades são aqui mais importantes. Os fabricantes optam pelos pneus da gama PremiumContact ou SportContact. Com a série PremiumContact 6, a Continental oferece um equilíbrio entre eficiência, condução desportiva e conforto. O SportContact 6 é um pneu de desempenho superior com foco no manuseamento e precisão de direção. Graças à sua estabilidade e desempenho de travagem, é concebido para segurança a altas velocidades.
“O desenvolvimento de pneus é sempre um conflito técnico de objetivos”, explica Schlenke. “Por exemplo, uma alta resistência ao rolamento pode resultar numa maior segurança, mas também num maior consumo de energia. Aqui reside a habilidade dos nossos engenheiros para melhorar ambas as dimensões ao mesmo tempo”.
O ruído do motor já não está presente, pelo que os condutores de automóveis elétricos atribuem maior importância aos ruídos de rolamento baixos. Os veículos de gama superior com um elevado nível de conforto utilizam também a tecnologia ContiSilent quando se trata da escolha dos pneus. Uma camada especial de espuma absorve as vibrações da estrada e, por conseguinte, reduz a transmissão de ruído para o interior do veículo. Isto é particularmente importante para os veículos elétricos, pois não há ruídos do motor já que este funciona de forma muito silenciosa.