Num exercício prático feito pela MAN com a supervisão da TÜV a poupança de combustível do Lion´s City foi de 10.2% num test drive que comparou o Euro 6 com o seu predecessor EEV.
Numa medição comparativa de dois autocarros urbanos de 12 metros, um construído em 2012 (EEV) e outro em 2015 (Euro 6), o veículo mais recente alcançou níveis de poupança superiores a 10% em condições de operação quotidianas. Esta é a impressionante confirmação das medidas de eficiência que têm sido continuamente implementadas nos últimos anos, neste caso no Lion´s City. A poupança de combustível foi determinada sob a supervisão do TÜV Süd, em circunstâncias reais de utilização num circuito urbano em Munique, e também no circuito artificial 1 e 2 SORTs (Standardised On- Road Test – Teste de Estrada Standardizado).
Além de várias medidas de redução de peso e da tecnologia de escape Euro 6, existem outras inovações como o Idle Shutdown (desliga o motor ao ralenti), software de transmissão automática melhorado e iluminação interior e ecrãs LED com poupança de energia no Lion´s City. Outras características de destaque como o ZF EcoLife Step 3 (atualização do software), o compressor de ar de dois estágios com sistema de injecção com ralenti automático e o arrefecimento otimizado, também ajudam a reduzir o consumo de combustível.
Para assegurar que os resultados da medição eram comparáveis, os veículos foram pesados com precisão e carregados com o peso de medição indicado pelo SORT, tendo em conta as medidas de redução de peso no modelo actual do autocarro urbano.
Ambos os autocarros foram conduzidos por motoristas profissionais: a empresa de transportes públicos de Munique MVV deu assistência ao teste providenciando dois motoristas de autocarro que normalmente conduzem em rotas da empresa, e que trocaram de lugar a meio do percurso.
Todos os test drives foram realizados num percurso de aproximadamente 70 quilómetros no total, com o ar condicionado ligado, para assegurar as condições de operação do dia-a-dia. O autocarro Euro 6 alcançou uma vantagem no consumo de combustível de 8% no circuito artificial SORT, em comparação com o autocarro EEV feito em 2012.
O circuito urbano em Munique, que foi realizado em tráfico misto (e não numa via separada), tornou a vantagem no consumo de combustível ainda mais clara, com o autocarro Euro 6 a utilizar 11,4% menos combustível do que o seu predecessor EEV. Aplicado ao tráfego urbano típico em cidades europeias, isto representa um potencial de poupança de 10,2%.
As medidas de eficiência compensam, conferindo aos clientes uma real poupança a nível monetário, já que os custos de combustível representam uma fatia significativa do custo total no período de vida útil.
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