As unidades de propulsão eléctrica têm um papel central na transição para a mobilidade livre de emissões; no entanto, converter toda uma frota para e-Autocarros traz vários desafios às empresas de transportes. Os serviços de consultoria disponibilizados pela MAN Transport Solutions oferecem informação neste âmbito.
Apesar de os carros eléctricos serem ainda uma minoria nas estradas, os veículos comerciais propulsionados por combustíveis alternativos já estão bem estabelecidos em diversas áreas. A crescente procura pela redução de emissões nas áreas urbanas conduziu a um pico de interesse por parte das empresas de transportes em veículos com sistemas especialmente ecológicos.
Contudo, converter frotas inteiras para veículos com propulsão eléctrica traz desafios inesperados aos operadores. “Aqueles que preparam meticulosamente e com antecipação a introdução de eAutocarros, e que planeiam intensivamente, conseguirão ultrapassar quaisquer dificuldades”, indicou Stefan Sahlmann, Responsável pelas Transport Solutions na MAN Truck & Bus.
O novo serviço de consultoria da MAN Transport Solutions fornece apoio a empresas de transportes e operadores de frotas durante a transição para sistemas alternativos de propulsão, abordando todas as questões relacionadas com a tecnologia de condução, planeamento de rotas, optimização de percursos e gestão de baterias. “Além disso, criámos conceitos personalizados que mostram em detalhe como é que, idealmente, a frota alternativa deveria operar, ser carregada e efectuadas as manutenções, para casos específicos”, explicou Sahlmann. Afinal, todos estes factores têm um impacto significativo no planeamento de trajectos e nos processos e horários internos.
Quem quer que passe a utilizar os eAutocarros deve ter especial cuidado em garantir que as condições certas estão presentes, em termos de gestão de armazenamento, fornecimento de energia, manutenção e qualificação dos colaboradores. “Além da infraestrutura da estação de carregamento, outros factores no armazém, como o tamanho, segurança e situação do parque, desempenham um papel importante”, afirmou Sahlmann. Também é importante que as necessidades energéticas sejam definidas. Isto depende do número de eAutocarros e da estratégia de carregamento a ser utilizada.
“Também é importante considerar o armazenamento local de energia. Através da utilização de geradores adicionais, podem conseguir-se reduções significativas nos custos com energia, já que as necessidades energéticas podem ser cumpridas durante períodos em que não está a ser utilizada toda a capacidade da rede, e portanto quando o custo da electricidade é mais baixo”, explicou Sahlmann. O carregamento e gestão energética são assim de extrema importância para as eFrotas.
Outro ponto essencial é a qualificação dos colaboradores. Apenas os empregados da oficina que tenham terminado a formação em tecnologia especial de alta voltagem podem efectuar manutenções e reparações em eAutocarros, como explicou Hardy Hiller, Responsável de Após-Venda na MAN Truck & Bus. “Já disponibilizamos esta formação para as oficinas, e também damos formação aos motoristas.
A formação dos motoristas foca-se numa condução segura e eficiente”, esclareceu o perito. A MAN Truck & Bus tem estado activamente envolvida há alguns anos na colocação de sistemas de propulsão alternativa em autocarros urbanos, e pretende agora reduzir ao máximo as emissões produzidas pelos sistemas de transportes públicas.
O seu portfólio inclui há vários anos autocarros urbanos com motores a gás natural; graças à utilização de gás sintético ou natural, estes são praticamente livres de emissões. Além disso, desde 2010, o MAN Lion’s City Hybrid apresenta-se como uma alternativa interessante tanto do ponto de vista económico como ecológico. A ele vão juntar-se autocarros totalmente eléctricos no futuro. Ao longo do próximo ano, um modelo de autocarro a bateria (BEV) em pré-produção será sujeito a testes práticos em diversas cidades europeias. A produção em série deverá ter início antes de 2020.
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