Ver todas

Back

MAN Truck & Bus inicia produção em série do Lion’s City E

10 Dezembro, 2020
265 Visualizações

Na fábrica da MAN em Starachowice, Polónia, a produção em série de autocarros urbanos movidos a bateria, teve inicio em Outubro. primeiro veículo a sair da linha de montagem é a versão de 12 metros da Lion’s City E.

O Lion’s City E totalmente elétrico na versão de autocarro articulado seguir-se-á aproximadamente seis meses mais tarde, e deverá entrar em produção em série na primeira metade de 2021.

O MAN Lion’s City E totalmente elétrico será construído de forma flexível na mesma sequência de produção que os outros modelos da nova geração de autocarros urbanos, numa única linha de produção e sem quaisquer instalações de ligação. Muito se pensou em encontrar formas de integrar totalmente a sequência de produção na instalação existente. Afinal de contas, no autocarro elétrico, cerca de 30% a 40% da carroçaria por si só é diferente da do seu homólogo convencional. Depois há a linha de transmissão elétrica, as baterias e outros componentes de alta voltagem.

Como parte do processo de preparação da produção em Starachowice, tiveram de ser adquiridos novos sistemas ou atualizados os existentes, os processos tiveram de ser reestruturados e cerca de 3.500 colaboradores tiveram de passar por uma formação extensiva. Tudo isto com a ajuda de um objetivo global: Iniciar a produção integrada em série do MAN Lion’s City 12 E até ao início do quarto trimestre de 2020 – com todo o processo realizado numa única linha de produção juntamente com os tipos convencionais de autocarros urbanos.

Os primeiros veículos individuais totalmente elétricos, produzidos em série, estão agora a sair da linha de montagem para satisfazer as encomendas dos clientes. Serão entregues 17 novos autocarros elétricos à empresa de transportes públicos Hamburg-Holstein (VHH) até ao final do ano. Para a MAN, esta é a primeira grande entrega a um cliente fora de um processo de concurso. Outras cidades seguiram o exemplo de Hamburgo encomendando o MAN Lion’s City E e introduzindo veículos com emissões zero na sua rede de transportes públicos. Uma destas encomendas veio de Malmö, na Suécia: Nobina Sverige AB, o maior operador de autocarros da Escandinávia, fez uma encomenda de 22 autocarros MAN Lion’s City E. Os residentes em Malmö e arredores podem agora ansiar por experimentar estes veículos ecológicos e silenciosos da fábrica de produção em série em Starachowice.

Os engenheiros do departamento de desenvolvimento da MAN não pouparam esforços para garantir que o Lion’s City E pudesse ser facilmente integrado nas actividades operacionais dos clientes. Afinal, há mais de 30 anos que os camiões e autocarros da MAN são enviados para o norte da Suécia para testes de Inverno. Não surpreende então que o novo autocarro elétrico também tenha mostrado a sua capacidade de resistir a temperaturas geladas de 30 graus negativos e inferiores no Círculo Árctico. Uma viagem ao calor intenso da Serra Nevada em Espanha, no Verão passado, colocou outro desafio no programa completo de ensaios e testes. Para além do tradicional programa de ensaio de Inverno e Verão, o Lion’s City E também teve de enfrentar condições extremas no túnel de vento climático para produzir resultados de uma forma muito mais rápida e abrangente. Escusado será dizer que também passou neste teste com distinção.

PALAVRAS-CHAVE