A Mann+Hummel está a desenvolver produtos de filtragem para veículos elétricos e a hidrogénio, e apresentou estas novidades nas feiras IAA Transportation e InnoTrans de Berlim, recentemente realizadas na Alemanha.
Durante estas feiras, a empresa demonstrou os dois pilares da sua estratégia de inovação no mercado da filtração no atual cenário de transição para sistemas de propulsão neutros para o clima: sustentabilidade e digitalização.
Uma das soluções de filtragem que atraiu maior interesse, por combinar a melhoria da qualidade do ar e a integração de serviços inteligentes, foram as células de combustível desenvolvidas pela empresa. “A utilização de células de combustível está a desempenhar um papel cada vez mais importante também no transporte ferroviário”, afirmou Heiko Rapp, Vice-Presidente de Equipamento Original da Mann+Hummel Europe, que sublinha que “temos muitos anos de experiência neste campo e com os últimos desenvolvimentos podemos alcançar um melhor desempenho e uma vida útil mais longa”.
Nesta linha, os sistemas apresentados em Hannover para veículos elétricos a células de hidrogénio combinam um funcionamento seguro e sustentável: desde o filtro de ar de admissão catódico, que protege a membrana das impurezas no ar e assim assegura um desempenho constante, até ao versátil separador de água, que pode ser utilizado para separar a líquido dos gases de escape.
Os silenciadores Mann+Hummel gerem o som emitido pela admissão do motor. Para manter a condutividade elétrica do líquido refrigerante abaixo dos limites admissíveis, são utilizados filtros de permuta iónica para garantir a segurança do sistema. Finalmente, no circuito de refrigeração, um filtro especial de partículas remove as impurezas que podem bloquear os canais de refrigeração ou acelerar o desgaste da bomba.