O mercado europeu de automóveis usados mostra sinais de equilíbrio, de acordo com o mais recente relatório divulgado pelo Observatório Indicata.
No primeiro semestre, as matrículas de diesel e gasolina caíram 28% e 21%, respetivamente, enquanto os veículos elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) cresceram 22% e 19,5%. A Turquia destacou-se, aumentando a quota de BEVs de 8% para quase 18%, tornando-se o 4.º maior mercado europeu neste segmento. Entre os veículos com menos de dois anos, os BEVs registaram melhoria de 20 pontos no Market Days’ Supply, com os híbridos plenos a liderarem entre os jovens usados, impulsionados por marcas asiáticas.
A Tesla mantém a liderança nos BEVs, com Model 3 e Model Y a venderem rapidamente. Nos combustíveis tradicionais, os diesel ≤2 anos representam apenas 9,55% das vendas.
Os preços ajustaram-se menos do que em 2024, com quedas médias de 3-4 pontos face a uma inflação de 2%, mantendo margens moderadas. Andy Shields, Diretor Global do Indicata, prevê que o alívio de volume nos veículos de 3-4 anos só deverá ocorrer em 2027.
Nos comerciais ligeiros, a queda de 13,2% nas matrículas novas no primeiro semestre, sobretudo nos diesel (-16,5%), já reflete no mercado de usados, com os eLCV ≤2 anos a subir de cerca de 6% em 2023 para quase 10%. Entre os modelos mais procurados até quatro anos destacam-se Volkswagen Golf, Peugeot 208 e VW T-Roc, enquanto os “fast movers” incluem Tesla Model 3, Tesla Model Y e MG HS/EHS.









