Ver todas

Back

Metalcaucho: Estratégia de qualidade

17 Janeiro, 2020

A Metalcaucho dá primazia à qualidade e disponibilidade dos seus produtos, tendo recentemente ampliado a gama de referências e feito investimentos no âmbito do controlo de produção.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Há mais de 30 anos que a Metalcaucho se dedica à comercialização de peças e acessórios de borracha e metal para automóveis. “Em 2015 houve uma mudança de propriedade na empresa e foram feitos grandes investimentos na implementação de um departamento de qualidade, um laboratório de desenvolvimento de produto, um novo centro logístico de 14 mil m² totalmente equipado e escritórios de mil m². A empresa tem 30 anos de experiência, mas com o impulso de uma nova diretiva e um sistema de trabalho renovado e modernizado”, explica Mikel Equiza, Diretor Comercial da Metalcaucho.

PRODUTOS
O atual portfólio de produtos da marca inclui 18 mil referências, divididas nas seguintes famílias de produto: suportes para motor e caixas de velocidades, mangueiras, cotovelos e tubos, termóstatos e tampas, sinoblocos, foles de transmissão e direção, suportes para amortecedor, polias da cambota, cilindros de expansão, bieletas, permutadores de calor, rolamentos de suspensão, cubos de roda, suportes de escape, apoios para a barra estabilizadora, cárter de óleo, kit de distribuição, filtro de combustível, tubos de injeção e servofreio, válvulas EGR, sensores ABS, separadores de óleo, limpa para-brisas, polias do alternador, tubos de ar, tubos de turbo, braços, rótulas e batentes de suspensão, cabos de controlo, mangueiras do travão, braçadeiras de escape, arruelas para o cárter, bombas para limpa para-brisas, perfis de porta, tampões de bloco, tubos de gasolina , varetas de óleo e também uma gama de mangueiras. Destas 18 mil referências, 4500 são produtos novos, tendo sido apresentadas durante a Motortec, em Madrid, no passado mês de março. “Cobrimos a necessidade de 89 marcas de veículos, para 2873 modelos. A Metalcaucho adicionou recenremente peças de alta rotação ao seu portfólio de produtos, “superando os nossos principais concorrentes. Além disso, temos um grande número de peças exclusivas”.

A empresa controla todo o desenvolvimento do produto, desde o design da peça inicial até à fase de produção, por forma a garantir a qualidade em cada etapa do processo. A aposta no desenvolvimento das linhas de produto é constante e, por isso, a empresa tem um laboratório de desenvolvimento de produtos renovado e um departamento de Big Data, “o que nos permite ter um grande volume de informações para analisar e trabalhar em novos projetos”.

POSICIONAMENTO
De acordo com Mikel Equiza, os pontos fortes da Metalcaucho são a ampla gama de produtos e referências do catálogo, “o mais extenso do setor em soluções para borracha e metal. Por outro lado, o nosso alto nível de serviço, destacando-se a nossa rápida preparação de pedidos. Os nossos novos armazéns logísticos permitem-nos ter alta disponibilidade de todas as referências”, e adianta que os últimos investimentos num renovado departamento de qualidade “permitem à Metalcaucho ter referências quase idênticas às originais, mas com preços muito competitivos”. O novo investimento faz parte de um plano estratégico da marca, que engloba novas políticas de qualidade no laboratório, para garantir e reforçar a fiabilidade da gama de produtos. Para isso, a Metalcaucho investiu 3,2% da sua faturação anual em nova maquinaria de validação de produto e controlo de qualidade, para fortalecer a qualidade e a eficácia de todo o processo. “Tudo isto é realizado por uma equipa altamente qualificada e comprometida com os valores e atitudes da empresa. Todo o seu conhecimento e experiência são transferidos para a aquisição e fabrico da nossa linha de produtos”.

Esta capacidade logística é, segundo o responsável, uma das principais características que diferenciam a Metalcaucho da concorrência, “além de termos o catálogo mais extenso do mercado no nosso setor, com preços muito competitivos e alta qualidade”. A empresa aposta também na visita às oficinas, por forma a obter feedback. “Esta estratégia tem sido bastante útil. Toda essa informação, além de ser uma forma de comunicação direta com os nossos clientes, permite-nos continuar a crescer graças às suas contribuições, detetar possíveis melhorias e aplicá-las na produção de novos produtos”, indica o responsável.

Mercado Português
Mikel Equiza indica que nos últimos anos a empresa tem vindo a crescer no mercado português e está satisfeita com o trabalho realizado pelos seus parceiros no nosso país. Em relação ao serviço logístico para Portugal, o responsável explica que a empresa tem um compromisso de internacionalização e, por isso, aposta na localização estratégica dos seus armazéns: “As nossas instalações estão muito próximas do porto e do aeroporto de Barcelona, uma das melhores localizações da Europa no que se refere à logística. Os nossos novos armazéns permitem-nos ter uma grande disponibilidade de todas as referências. O nosso alto nível de serviço permite-nos ter uma rápida preparação de pedidos. Na Metalcaucho, trabalhamos e apoiamos diariamente os nossos distribuidores em Portugal, com apoio comercial, técnico e de marketing. Estamos sempre à disposição dos nossos clientes para trabalharmos juntos em busca do sucesso comum”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE