Ver todas

Back

Michelin define estratégia de crescimento além dos pneus

Durante a apresentação da Michelin In Motion, a estratégia “Tudo Sustentável” da Michelin para 2030, a empresa apresentou também as novas áreas de crescimento que prevê para este período.

A Michelin pretende crescer, investindo e inovando nas atividades e negócios relacionados com os pneus. A marca desenvolveu uma liderança tecnológica única na conceção e fabrico de pneus adaptados aos requisitos específicos dos veículos elétricos. No domínio do transporte rodoviário, o Grupo dará prioridade à seletividade e à criação de valor, enquanto que, em matéria de pneus para especialidades, a Michelin propõe-se continuar a ser a referência, capitalizando, nomeadamente, na diferenciação dos seus produtos e serviços.

A Michelin também está determinada em desenvolver-se fortemente em cinco sectores em torno dos pneus e para além dos mesmos: Serviços e soluções, materiais compostos flexíveis, sector médico, impressão 3D em metal e mobilidade baseada no hidrogénio.

  • Nas atividades de serviços e soluções, o Grupo vai desenvolver e ampliar a sua oferta de soluções para as frotas, com base, especialmente, na conectividade e na análise de dados.
  • A Michelin planeia crescer significativamente no muito dinâmico mercado dos compostos flexíveis (cintas transportadoras, correias, revestimento de tecidos, juntas…) através de uma política de fusões-aquisições que criem valor, assim como da incubação de novos negócios.
  • sector médico também constitui uma oportunidade de crescimento para os próximos anos.
  • No âmbito da impressão 3D em metal, o Grupo desenvolveu uma experiência única, que suporta a capacidade da AddUp, a sua joint-venture com a Fives, para comercializar uma ampla gama de soluções sob medida para a indústria.
  • No que se refere à mobilidade baseada no hidrogénio, o Grupo procura tornar-se um líder mundial em sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio através da Symbio, a sua joint-venture com a Faurecia.

Sustentabilidade

Florent Menegaux explicou a visão “Tudo Sustentável” do Grupo, baseada na procura permanente do equilíbrio adequado entre as pessoas, o planeta e os resultados económicos, apresentando os objetivos do Grupo para 2030 em torno de doze indicadores que abarcam os domínios do meio ambiente, social e financeiro.  Florent Menegaux destacou, em particular, o compromisso do Grupo relativamente a:

Pessoas: Alcançar um nível de compromisso dos funcionários superior a 85%; Aumentar a proporção de mulheres em cargos diretivos até 35%; Ser a referência mundial em segurança no trabalho, com um índice TCIR inferior a 0,5;

Planeta: Reduzir de forma significativa as emissões de CO2, nos âmbitos 1 e 2 (-50% relativamente a 2010), e na parte transporte do âmbito 3, para alcançar em 2050 a neutralidade carbónica neste perímetro (âmbitos 1, 2 e transporte); Aumentar a taxa de matérias-primas sustentáveis em todos os seus produtos: 40% no horizonte de 2030, em linha com o objetivo de 100% em 2050;

Resultados económicos: Crescer de forma sustentada, com uma progressão anual de vendas média de 5% entre 2023 e 2030, uma vez terminada a atual crise devida às consequências da COVID-19; Realizar entre 20% e 30% das vendas em negócios não relacionados com os pneus; Garantir uma criação de valor significativa, com um ROCE superior a 10,5% entre 2023 e 2030.

PALAVRAS-CHAVE