Ver todas

Back

Michelin lança novo pneu Xtra Power L5 para pás carregadoras

20 Janeiro, 2026

A Michelin anunciou o lançamento de uma nova medida do pneu Michelin Xtra Power L5, concebida para responder à evolução das pás carregadoras utilizadas em minas e pedreiras.

O Michelin Xtra Power L5 26.5 R25 foi desenvolvido para aplicações complexas, como operações na frente de corte, manuseamento de blocos, transporte florestal e outros trabalhos que submetem o pneu a tensões extremas e a elevadas velocidades de operação. Segundo a marca, esta nova medida combina robustez e produtividade em ambientes com condições particularmente exigentes, ao mesmo tempo que contribui para otimizar o conforto do operador.

O lançamento surge na continuidade da versão inicial Michelin Xtra Power L5 35/65 R33, apresentada em 2021, e vem completar a oferta da Michelin para pás carregadoras de grande capacidade. Para responder às exigências de veículos de maiores dimensões e com pás de elevada capacidade, o Michelin Xtra Power L5 26.5 R25 permite um aumento da capacidade de carga até 18,5 toneladas, o que representa um acréscimo de 23% face à geração anterior. A nova medida beneficia de uma escultura curva inovadora, com blocos de borracha espaçados, concebidos para reduzir a tensão na superfície de contacto com o solo e maximizar a proteção.

A Michelin indica que o piso e os ombros do pneu foram reforçados com o objetivo de melhorar a transmissão de binário e, dessa forma, aumentar a produtividade. O novo desenho da banda de rolamento e o composto exclusivo de borracha permitem, de acordo com a Michelin, uma maior robustez e resistência em solos abrasivos, facilitando a circulação em terrenos variados, como pedras, escombros e areia. Estas características contribuem também para reduzir o risco de deslizamento do pneu sobre a jante e para prevenir o desgaste prematuro. Concebido para ser recauchutável, o Michelin Xtra Power L5 26.5 R25 possibilita aos gestores de frotas otimizar a utilização do pneu e controlar os custos operacionais a longo prazo.

No domínio da estabilidade, conforto e segurança, a nova medida pode ser utilizada com pressões até 7,5 bar, o que permite melhorar a estabilidade das máquinas em 20% e aumentar o conforto dos operadores, mesmo durante ciclos de carga intensivos. O reforço estrutural, através da adição de metal na coroa e nas capas de proteção, resulta num pneu mais robusto e altamente resistente às agressões típicas dos ambientes de mina e pedreira.

PALAVRAS-CHAVE