Ver todas

Back

Motul lança nova geração de lubrificantes para veículos híbridos

A Motul apresentou uma nova geração de óleos para veículos elétricos com cinco novos produtos.

Com este lançamento, a Motul reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, já que os produtos desta gama são fabricados com uma base orgânica composta por 25% de componentes renováveis. Nesse sentido, o nome da nova gama vem do conceito Next Generation (próxima geração), já que a NGEN Hybrid foi desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades de uma nova geração de veículos e condutores mais sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, mas oferecendo o mesmo nível de exigência.

A formulação dos novos óleos de cárter, que tem como antecedente a gama Motul Hybrid, permite reduzir significativamente o impacto ambiental. A formulação orgânica oferece várias melhorias, como maior poder de limpeza, maior durabilidade do lubrificante, melhor resposta em condições de frio e especialmente em modo “start-stop”, bem como minimização do consumo de lubrificante e emissão de gases poluentes.

A Motul revolucionou o setor de veículos híbridos desenvolvendo a primeira gama de produtos que oferecia uma solução completa para esse tipo de carros. Agora, a empresa apostou novamente neste campo, criando uma nova e melhorada versão desta gama. Com este lançamento, a empresa oferece um maior desempenho aos veículos através de diferentes óleos. Além disso, a Motul incorporou melhorias nas embalagens dos produtos da gama NGEN Hybrid, a marca especializada em lubrificantes, embalou os produtos de toda a gama em latas de plástico formadas por 50% de plástico reciclado, que são totalmente recicláveis.

A composição inovadora da gama Hybrid, lançada em 2016 com os primeiros óleos “Fuel Economy” 100% sintéticos para veículos híbridos elétricos (HEV) e veículos híbridos elétricos plug-in (PHEV), e renovada em 2023 como a Gama NGEN Hybrid, possui propriedades físico-químicas extraordinárias que levam esta linha de lubrificantes da Motul a um outro nível. Os produtos da nova gama melhoram a eficiência energética, neutralizam os efeitos LSPI e são compatíveis com biocombustíveis, além de protegerem os dispositivos antipoluição do sistema de escape. Projetados para cumprir com longos períodos de manutenção, para estar em linha com a redução de emissões poluentes, os óleos à base de produtos orgânicos oferecem um desempenho muito alto em comparação com os óleos à base convencional.

A nova gama NGEN Hybrid é composta por cinco óleos de motor: SAE 0W-8, 0W-12, 0W-16, 0W-20 e 0W-30. Enquanto todos os produtos da gama garantem a máxima eficiência na proteção dos dispositivos antipoluição do sistema de escape e na limpeza do motor, cada viscosidade oferece vantagens específicas para cada tipo de veículo. Além disso, o NGEN Hybrid supera todos os requisitos críticos.

O lubrificante de viscosidade 0W-8 é compatível com biocombustíveis para motores 4T e híbridos. Esta viscosidade tem sido pouco comum, mas tornou-se indispensável neste tipo de motores, que têm uma necessidade imperiosa de superar e manter as emissões poluentes. Além disso, o lubrificante SAE 0W-8 cumpre a norma JASO GLV-1 e está disponível em embalagens de 1L ou 4L.

O óleo SAE 0W-12, também disponível em embalagens de capacidade semelhante, foi concebido para garantir a manutenção ótima do “Fuel Economy” durante toda a sua vida útil. Os SAE 0W-16, 0W-20 e 0W-30, por sua vez, destacam-se pela neutralização dos efeitos LSPI e podem ser adquiridos em quantidades maiores, como 60L e 208L no caso do 0W-20 e 208L no caso do 0W-16.

A NGEN Hybrid não só incorpora melhorias em termos de redução do impacto ambiental e desempenho do motor, mas também amplia o número de viscosidades do lubrificante com a incorporação de um novo 0W30 projetado especificamente para veículos Honda, Kia, Nissan e Toyota. Além disso, a empresa oferece um melhor desempenho mantendo o preço dos produtos da antiga gama Motul Hybrid.

Além disso, a nova formulação desenvolvida pela Motul permite que os automóveis preparados utilizem o óleo SAE OW-12 de baixa fricção e viscosidade HTHS (High Temperature High Shear), para superar qualquer desafio técnico. Alguns desses desafios incluem a potencial diluição do combustível, a emulsão da água, o uso intensivo do sistema start-stop e o funcionamento em baixa temperatura. Mesmo com as aparentes semelhanças entre os motores de combustão interna (ICE), este tipo de motores híbridos elétricos requerem o uso de óleos de muito baixa viscosidade. Com estes óleos de grau SAE muito baixo da gama NGEN Hybrid é possível manter as emissões poluentes e reduzir em mais de 3% o consumo de combustível.

PALAVRAS-CHAVE