Ver todas

Back

Motul Radiator Clean e Radiator Stop Leak, para o cuidado perfeito do radiador do veículo

14 Setembro, 2021
333 Visualizações

O radiador é o grande esquecido aquando da manutenção e revisão. Isto pode implicar um grave problema, já que a principal função do radiador é manter o motor do veículo a uma temperatura adequada para que o seu desempenho seja ótimo, evacuando os excessos de calor produzidos pela combustão do mesmo. A falta de uma manutenção ótima pode provocar que o motor aqueça e gerar avarias consideráveis que conduzam a um aumento do consumo de lubrificante, de combustível e, inclusive, na produção de emissões contaminantes.

De facto, Espanha destaca-se por ser um dos países europeus com um dos parques automóveis mais antigos, pelo que a manutenção dos veículos se torna um fator chave para garantir que a vida útil destes e dos seus componentes se alargue ao máximo.

Para poder dar resposta à necessidade de todo o tipo de veículos, oferecendo uma limpeza ótima, a Motul desenvolveu dois novos aditivos para a manutenção dos radiadores: o Motul Radiator Clean e o Motul Radiator Stop Leak.

Motul Radiator Clean para uma limpeza em profundidade

O Radiator Clean é um aditivo que se acrescenta ao sistema de refrigeração logo antes de o esvaziar para fazer uma troca de refrigerante, para assim garantir uma limpeza adequada de todo o circuito. Este aditivo limpa e dissolve os resíduos do circuito de refrigeração e dos radiadores, incluindo o radiador de aquecimento, o vaso de expansão, a bomba do fluído e as válvulas termostáticas, sem usar qualquer tipo de composto agressivo.

Graças a este novo produto, melhora-se a capacidade de aquecimento e refrigeração do radiador e prolonga-se a vida útil de todos os seus componentes. Além disso, está concebido para ser utilizado em todo o tipo de motores diesel e de gasolina, com aspiração natural ou turbocompressor, com ou sem conversor catalítico e com qualquer tipo de combustível. É também recomendado para a utilização em todos os sistemas de refrigeração fechados, refrigerados por líquido, de veículos de turismo e comerciais, bem como para permutadores de calor industriais.

As fugas já não são um problema com Radiator Stop Leak

As avarias são sempre incómodas e podem implicar riscos. Uma avaria frequente no radiador é a fuga de fluídos do mesmo. A perda de fluídos implica uma redução do volume do líquido e uma sobrecarga do pouco fluído que permanece no seu interior.

Por este motivo, a Motul oferece o Radiator Stop Leak, um aditivo vedante para acrescentar diretamente no sistema de refrigeração. Estas fugas produzem-se pelos poros que se abrem ao longo do circuito que podem ser causados por vários motivos, como por exemplo, impactos externos de pedras ou objetos duros contra o radiador, defeitos do material no interior do motor, ou perfurações produzidas pela corrosão nas paredes do circuito.

São fugas imprevisíveis e, consequentemente, a sua solução deve ser implementada no momento em que são detetadas, quer seja pelo controlo do nível ou através da visibilidade do gotejamento no solo.

O novo produto da Motul, obtura e sela qualquer poro ou orifício, já que contém polímeros que se solidificam quando deixam de estar em contacto com a água, bem como uma diminuição da pressão. A selagem permanece durante tudo o tempo, resistindo a mudanças de líquido refrigerante ou tratamentos de limpeza, não bloqueia o circuito de refrigeração e não contém qualquer tipo de metal.

Além disso, lubrifica enquanto veda, evita ou retarda reparações dispendiosas, protege contra danos do motor, melhora o desempenho das válvulas, os termostatos e as bombas de água e reduz a temperatura do motor. Da mesma forma que o outro novo produto, é compatível com todo o tipo de refrigerantes (não-orgânicos, híbridos, Lobrid e OAT), está recomendado para ser utilizado em veículos de turismo e comerciais, bem como em permutadores de calor industriais, e pode ser utilizado como tratamento curativo ou preventivo, conforme o caso.

Cuidado completo do radiador

Para obter uma manutenção completa do radiador e uma limpeza a fundo do mesmo, a Motul dispõe de uma gama completa de refrigerantes, formulados a partir de diferentes tecnologias que ajudam o motor a manter a estabilidade térmica e a funcionar com níveis de desempenho ótimos. Entre os refrigerantes da Motul, encontram-se tecnologias Híbridas e Lobrid com ou sem nitrito, focadas em motores de aço. Caso o sistema não apresente qualquer problema ou fuga aparente, o recomendável é realizar uma troca de refrigerante e uma limpeza do sistema a cada 40.000 km ou a cada troca de lubrificante do motor.

A empresa francesa também dispõe de produtos para motores com maior presença de alumínio, baseados nas tecnologias orgânicas (OAT), com cobertura de especificações tão importantes como a G12, G12+ e a maioria dos fabricantes de veículos em todo o mundo. Outras especificações mais recentes, como a VW TL 774 J (G-13) de tecnologia Lobrid com silicatos, para além de uma gama completa de refrigerantes dedicados a veículos industriais, com aprovações da Mercedes Benz, MAN e John Deere.

A utilização dos novos refrigerantes Motul Radiator Clean e Motul Radiator Stop Leak junto com os novos aditivos de limpeza, permitirá manter os componentes do veículo em perfeito estado, permitindo assim prolongar a vida útil do veículo.

PALAVRAS-CHAVE