A Kolbenschmidt GmbH – parte da Rheinmetall Automotive – é pioneira no desenvolvimento de pistões de aço.
Um pistão de aço tem inúmeras vantagens sobre um pistão de alumínio, incluindo uma redução no atrito, peso e consumo de combustível. A MS Motorservice International GmbH está agora a trazer essa tecnologia para o setor do pós-venda.
A partir de meados de 2010, houve uma tendência crescente para a utilização de pistões de aço em motores de automóveis ligeiros. As pressões crescentes e as altas temperaturas significam que os motores modernos precisam de requisitos mais rigorosos do que nunca. A Motorservice agora oferece, por isso, pistões de aço de reposição para os motores Mercedes-Benz OM 642.855, OM 642.873, OM 654.920 e OM 656.929 – peças de reposição com qualidade OEM.
O uso constantemente crescente de pistões de aço tem várias vantagens em relação aos pistões de alumínio: com pistões de aço, são possíveis pressões de combustão acima de 200 bar e temperaturas de pico acima de 400 ° C. Isso permite obter uma maior densidade de potência, permitindo reduções adicionais dos motores. Além disso, a expansão térmica do aço é significativamente menor que a do alumínio: um pistão de aço está mais próximo da forma ideal, mesmo quando frio. Isso significa que a folga necessária para o movimento pode ser significativamente menor e as partes deslizantes em interação podem ser melhor coordenadas entre si para reduzir o atrito. Os revestimentos de superfície desenvolvidos pela Kolbenschmidt, especialmente para pistões de aço, amplificam esse efeito, trazendo melhorias adicionais nas propriedades de operação e operação a frio dos pistões de aço.