A Nokian Tyres acaba de anunciar uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento e crescimento de negócios orgânicos e aumentar a sua quota de mercado.
O Conselho de Administração da empresa finlandesa aprovou as seguintes metas financeiras a médio prazo:
– Crescimento mais rápido: vendas líquidas de 2 mil milhões de euros.
– Alto desempenho e rentabilidade: lucro operacional e ROCE (Return on Capital Employed) do segmento ao nível de 20%.
– Dividendo ordinário crescente: dividendo de mais de 50% dos lucros líquidos.
Segundo a empresa de estudos de mercado LMC Tyre & Rubber, o mercado global de pneus deverá crescer aproximadamente 5% anualmente até 2024. O objectivo a médio prazo da Nokian Tyres será ultrapassar o crescimento do mercado e atingir 2 mil milhões de euros em vendas líquidas. Segundo a marca, a estratégia de crescimento a médio prazo basear-se-á nos pontos fortes que fizeram da Nokian Tyres uma empresa de referência, tais como produtos de alta qualidade, uma marca premium, liderança em sustentabilidade, uma cadeia de fornecimento eficiente e uma grande equipa. A empresa lançou um número recorde de novos produtos em 2020-2021 e continuará a impulsionar a inovação para reforçar ainda mais a sua competitividade e posicionamento único no segmento dos pneus premium. Com esta oferta de produtos em expansão, juntamente com estratégias de Go-To-Market e capacidades comerciais melhoradas, a empresa pretende impulsionar o crescimento das receitas. O reforço da marca Nokian Tyres nas regiões será um elemento chave para uma colaboração mais estreita com os clientes. Por outro lado, a melhoria da rentabilidade será impulsionada pelo aumento dos níveis de volume e da eficiência operacional, explica a Nokian Tyres em comunicado.
A Nokian Tyres colocou a fasquia ainda mais alta ao introduzir novos objectivos não financeiros ambiciosos e ao integrá-los nas operações centrais da empresa. Estes objectivos centram-se em trazer novas inovações ambientais e de segurança aos produtos, reduzir as emissões CO₂ em conformidade com os objectivos baseados na ciência, melhorar ainda mais a segurança no local de trabalho e monitorizar a sustentabilidade dos fornecedores.
Alguns exemplos do que Nokian Tyres pretende fazer:
– Aumentar a proporção de matérias-primas recicladas ou renováveis em pneus para 50% até 2030.
– Reduzir em 25% as emissões de CO₂ tanto de matérias-primas como de pneus entre 2018 e 2030.
– Diminuir a frequência de acidentes (LTIF) anualmente em 20%.
– Auditar a sustentabilidade de 100% dos fornecedores activos até 2025.