A Japopeças participou mais uma vez na Expomecânica, onde deu um grande destaque à marca Aisin, mas onde também foi possível aos visitantes encontrarem produtos das marcas CTR, Febest e japaco. Luís Almeida faz uma retrospetiva desta presença.
Qual o balanço que fazem da participação da vossa empresa na Expomecânica 2024?
Fazemos um balanço muito positivo da presente edição, considerando-a mesmo a mais marcante para a Japopeças até à presente data. O posicionamento da Japopeças saiu reforçado e as marcas que representamos mereceram o reconhecimento dos nossos clientes. A nossa aposta em expor as peças fisicamente para que pudessem ser visualizadas e analisadas in loco cumpriu o seu propósito com especial destaque para as novidades que estavam expostas e que puderam ser dadas a conhecer em primeira mão.
Que novidades ou que destaques tiveram no vosso stand durante esta Expomecânica?
Esta foi a edição em que a Japopeças apresentou mais novidades com especial destaque para a nova marca CTR, fabricante de primeiro equipamento Coreano com 75 anos de existência em estreita relação com os principais construtores mundiais. Num contexto de nicho de produto pudemos também apresentar a FEBEST e JAPACO que se enquadram na nossa especialização em asiáticos e que fazem chegar ao aftermarket português referências únicas. O destaque maior vai naturalmente para a marca AISIN cujo nosso percurso no mercado conta com mais de 30 anos, bem patente no nosso stand com toda a gama de produtos exposta salientando naturalmente as novidades nomeadamente fluido travões DOT 5.1 EHV, termostatos, entre outros.
Do contacto com os vossos clientes e de todos os profissionais do pós-venda que visitaram o vosso stand, com que ideia ficaram sobre o momento atual do mercado pós-venda em Portugal e as perspetiva para o futuro?
É incontornável aferir que o mercado vive um período de dinamismo e rápida mudança, porventura sem paralelo na história do aftermarket. O mercado português encontra-se num processo de concentração em virtude de parcerias; associações; fusões; aquisições que moldam o presente e marcarão o futuro. Futuro esse que notamos ser encarado por todos os players com moderação e realismo fruto da incerteza que encerra as rápidas mudanças e novas formas de mobilidade (hibridas, elétricas, entre outras).
Pretendem voltar a marcar presença na edição de maio de 2026?
Sim, a Expomecânica é um evento incontornável no aftermarket português que reúne os principais players do sector pelo que a Japopeças não poderá deixar de estar presente em virtude da sua relevância; expressão e dinamismo que se revela nos projetos que estamos a desenvolver e que queremos apresentar em 2026 certamente.