A Oficina HM é uma jovem oficina de automóveis que é, por sua vez, a primeira oficina da também jovem rede aserAuto. Crescer em “família” é o objetivo que a Oficina HM tem em mente.
Profundo apaixonado por automóveis, Henrique Martins, gerente da Oficina HM, há quase 30 anos que está ligado à mecânica. Depois de uma passagem por Inglaterra durante três anos, onde diz que aprendeu muito, regressou a Portugal, mas demorou ainda algum tempo a abrir as portas da HM Oficina, depois de um período em que trabalhou numa outra oficina e depois por conta própria. “Quando queremos evoluir nesta área com as nossas ideias, temos que ter o nosso próprio negócio”, diz Henrique Martins, referindo-se acima de tudo à forma como encara o negócio oficinal nos mais diversos aspetos (atendimento, imagem, serviço, qualidade, formação, etc.). “Quero apostar, por exemplo, ainda mais na componente da formação ao nível dos veículos elétricos, foi uma área em que já trabalhei e que será o futuro e por isso quero apostar nela até porque será mais um aspeto em que nos poderá diferenciar”, garante o gerente da Oficina HM.
Inaugurada à cerca de um ano, a Oficina HM foi pensada por Henrique Martins como uma forma de incrementar muito as condições para quem trabalha na própria oficina, mas também a pensar no conforto do cliente. “As pessoas perguntam porque razão tenho relva na frente da oficina. Não quero carros amontoadas na frente da oficina. Isso é para as sucatas. Temos que criar um bom ambiente para receber o cliente, pois isso é muito importante”, assegura o Henrique Martins.
Sendo uma oficina de mecânica automóvel (com eletricidade e eletrónica), a mesma presta também serviços noutras áreas, como é o caso da chapa e pintura, mas também o serviço de pneus, embora através de parcerias. “Para quem está tão especializado na mecânica e eletricidade como nós, sabe que é também muito complicado conseguir o mesmo nível de especialização noutras áreas, o que acarretava também uma enorme logística. Também não faz sentido, na zona em que nos encontramos, fazer concorrência a quem já é especialista em pneus e em chapa e pintura. Por isso, apostamos em parcerias fiáveis e de confiança, em que nos ajudamos uns aos outros, sendo que nos responsabilizamos por tudo perante o cliente”, revela o gerente desta oficina. Exigente no que diz respeito à qualidade das peças que coloca nos carros dos seus clientes, Henrique Martins diz que “não vou falar em marcas, mas tem que ser uma peça de uma marca que conheça, que seja fiável e que funcione. A maioria dos clientes sabe como nós trabalhamos e confia naquilo que lhe colocamos no carro. Porém, por vezes temos que atender à realidade do cliente e nesse caso informamos que temos uma opção mais económica, mas que é de menor qualidade”. Sempre muito interessado pela mecânica e pela sua evolução, o gerente da Oficina HM reconhece que “temos estado em formações nos últimos anos, mas não tanto como eu queria e desejaria, até porque a criação desta oficina não me libertou tempo para mais nada. Porém, esta nova parceria que nos levou a integrar a aserAuto, nos vá trazer outros benefícios para podermos evoluir ainda mais, incluindo ao nível da formação, sobretudo nos veículos elétricos”.
Afirmando que a sua equipa é como uma família e que “não há outra forma de trabalhar em que temos de nos ajudar uns aos outros”, mas reconhecendo que é difícil caminhar isolado neste mercado, Henrique Martins aceitou a proposta de valor que a Humberpeças e o Grupo Aser lhe trouxeram para aderir à rede aserAuto. “Uma das vantagens de estarmos dentro do conceito oficinal aserAuto é que continuamos a ser independentes. Discordo de muitos conceitos oficinais que nos prendem a objetivos e que nos desviam da nossa forma de trabalhar. Nós temos que ter a possibilidade de servir sempre o nosso cliente com aquilo que achamos que é melhor para ele e, por isso, não queremos estar agarrados a objetivos. Esta é a razão principal que nos levou a aderir ao conceito aserAuto”, afirma Henrique Martins. Porém, no entender do responsável por esta oficina, existem muitas outras vantagens na adesão ao conceito aserAuto, como é o caso do acesso a muitas outras ferramentas que ajudam no dia-a-dia da oficina, mesmo ao nível da gestão. “Eu sei muitas vezes o que quero, mas não sei onde ir. É aqui que entra muitas vezes a parceria que temos com a aserAuto. Por exemplo, um desses casos foi o aconselhamento ambiental que recebi desta rede, que me permite cumprir com todos os requisitos que uma oficina deve ter em termos ambientais”, revela o gerente da Oficina HM.
Outros dos aspetos muito importantes, no entender de Henrique Martins, é o acesso a informação técnica (esquemas elétricos, dados técnicos, etc.) que a Oficina HM passou a aceder diariamente de uma forma estruturada e muito objetiva, por via da integração na aserAuto. No capítulo da formação, a Oficina HM quer investir cada vez mais nessa área, não só na componente técnica, mas também ao nível da gestão oficinal. “Tenho noção que esta parceria com a aserAuto me está a ajudar a evoluir o meu negócio e isso vem de encontro aquilo que procurava numa rede oficinal. Tal como gostamos de trabalhar em família na oficina, também gostamos de trabalhar em família com os nossos parceiros e isso é relevante para todos podermos evoluir. A verdade é que com esta parceria conseguimos fazer muita coisa em tão pouco tempo, que de outra forma iria demorar muito mais tempo”, conclui Henrique Martins.
OFICINA HM
Henrique Martins
256 031 173
hmoficinauto@aserauto.com
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 85 de outubro de 2022. Consulte aqui a edição.