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Oficina Sustentável: Formação para a sustentabilidade

7 Abril, 2025

Para quem acompanha a revista PÓS-VENDA sabe muito bem o destaque que estamos continuamente a dar ao tema da formação.

A formação é a peça basilar de qualquer oficina, pois é a formação que traz para a oficina o conhecimento necessário para que a mesma o possa colocar à disposição dos clientes, através do serviço, conseguindo dessa forma fidelizar clientes e conquistar novos. Mas o que é que o tema da formação tem a ver com o tema da sustentabilidade? A resposta é simples: TUDO!!!

A sustentabilidade económica e financeira das oficinas depende diretamente da capacitação técnica (e também comportamental) dos seus profissionais. Quanto melhor formada tecnicamente for a equipa, maior será a eficiência operacional, menor será o desperdício (de tempo, de dinheiro, etc.) e melhor será a experiência do cliente. Isso garante mais rentabilidade e competitividade para a oficina relativamente às suas concorrentes e, dessa forma, garante à oficina maior sustentabilidade no seu negócio.

Por exemplo, uma oficina com formação adequada para resolver os problemas dos carros dos seus clientes, é uma oficina que vai conseguir reparar o carro do cliente de forma mais rápida. Quer isso dizer que a oficina vai poder fazer mais serviços por dia e dessa forma poder rentabilizar melhor a sua atividade. Isto garante (ou pelo menos melhora bastante) também, a tal sustentabilidade financeira da empresa, isto é, para uma determinada jornada de trabalho, consegue a oficina fazer mais serviços. Está dessa forma a oficina a ser mais sustentável na relação com o cliente, pois está a servi-lo melhor, mais rápido e isso traz maior confiança em relação à oficina. Não menos importante para a sustentabilidade da oficina é a formação em gestão. Não se esqueça que a sua oficina é uma empresa e, como tal, uma empresa tem que ser (bem) gerida para ser sustentável económica e financeiramente, mas também para que possa existir uma relação sustentável (do ponto de vista do ambiente de trabalho) entre as pessoas.

Os tópicos que poderá ler a seguir, não resolvem todos os problemas, mas podem deixar-lhe algumas dicas importantes que por certo o ajudarão a ter também sustentabilidade no seu negócio.

1 – REDUÇÃO DE ERROS E RETRABALHO
Erros ou falhas nas reparações e manutenções levam a retrabalho, aumentando custos com a mão-de-obra e em materiais. Por outro lado, o tempo gasto a corrigir erros ou falhas poderia ser usado para fazer mais serviço, impactando a rentabilidade e a sustentabilidade financeira. Por isso podem acontecer reclamações frequentes dos clientes que reduzem a reputação da oficina, afastando potenciais clientes.
Formação para a sustentabilidade:
– Melhorar as técnicas avançadas de diagnóstico para identificar corretamente falhas e evitar reparações desnecessárias;
– Capacitação em novos métodos de reparação e boas práticas na utilização de ferramentas;
– Formação em padrões de qualidade e verificação de serviço antes da entrega do veículo.

2 – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA
Técnicos mais eficientes reduzem o tempo de cada serviço, permitindo um maior volume de atendimentos.
Por outro lado, processos otimizados melhoram a organização da oficina, evitando atrasos e desperdícios de recursos.
Formação para a sustentabilidade:
– Aprender, em formação, técnicas de gestão de tempo e produtividade para otimizar fluxos de trabalho;
– Formar os técnicos para o uso correto de equipamentos e ferramentas para se poderem efetuar diagnósticos mais rápidos;
– Implementação, através da formação, de processos padronizados para cada tipo de serviço (ex: revisão, troca de peças, reparos complexos).

3 – REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE MATERIAIS
O uso excessivo, inadequado ou desregrado de materiais como consumíveis, solventes, tintas e até peças, gera custos desnecessários. Por outro lado, pode também gerar multas ambientais e comprometer a sustentabilidade da oficina.
Formação para a sustentabilidade:
– Formar os técnicos para o uso eficiente de materiais, minimizando desperdícios sem comprometer a qualidade;
– Informar sobre métodos de reaproveitamento de peças e uso de componentes remanufaturados sempre que possível;
– Formação em gestão ambiental para o reencaminhamento correto de resíduos evitando-se assim impactos ambientais e penalizações legais, que trazem mais sustentabilidade à oficina.

4 – MAIOR FIDELIZAÇÃO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Clientes mais satisfeitos voltam e recomendam a oficina, reduzindo custos com publicidade tradicional ou digital para atrair novos clientes. Não esquecer também que um bom atendimento pode justificar preços mais altos, aumentando a margem de lucro.
Formação para a sustentabilidade:
– Formação em atendimento ao cliente, focado em três aspetos fundamentais: escuta ativa, empatia e comunicação clara.
– Obter formação em estratégias para explicar serviços e orçamentos de forma transparente, evitando a desconfiança do cliente;
– Formação em saber como lidar com reclamações e resolver problemas de forma eficiente para manter a confiança do consumidor.

5 – ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
Oficinas que não acompanham as inovações correm o risco de perder clientes para concorrentes mais atualizados e apetrechados tecnicamente.
Por isso, a crescente procura por serviços especializados (veículos elétricos, híbridos, etc.) pode ser uma grande oportunidade de crescimento para qualquer oficina.
Formação para a sustentabilidade:
– Formação em diagnóstico e manutenção de veículos elétricos e híbridos;
– Atualização constante de softwares e equipamentos para corresponder às novas oportunidades.
– Formação sobre novas tecnologias, como por exemplo, os sistemas ADAS (Advanced Driver
Assistance Systems).

6 – MELHORIA NA GESTÃO DAS PEÇAS
Excesso de peças em stock representa capital imobilizado e risco de obsolescência, mas falta de peças em stock pode gerar atrasos nos serviços, com impacto direto na satisfação do cliente e na rotatividade dos serviços da oficina.
Formação para a sustentabilidade:
– Formação em gestão de stock de modo a otimizar compras e manter esse mesmo stock equilibrado;
– Os sistemas informáticos, quando usados de forma profissional, permitem controlar o stock de peças melhorando a procura das mesmas;
– Formar para ter estratégias de negociação com fornecedores e obtenção de melhores preços e prazos.

7 – MOTIVAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Altas taxas de rotatividade dos recursos humanos aumentam custos com recrutamento e com a formação de novos funcionários. Por outro lado, equipas motivadas trabalham melhor, impactando positivamente a produtividade e a qualidade dos serviços.
Formação para a sustentabilidade:
– Formar para o desenvolvimento de competências interpessoais, promovendo um ambiente de trabalho positivo;
– Programas de reconhecimento e incentivo para estimular a permanência dos funcionários;
– Dinamizar oportunidades de crescimento interno, como cursos de formação e certificações para evolução na carreira.

8 – DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO E COMPETITIVIDADE
As oficinas que se destacam pela qualidade e inovação conseguem cobrar mais pelos serviços. A especialização em nichos específicos (como veículos elétricos, personalização de automóveis, monomarca, etc.) aumenta a clientela e reduz a concorrência direta.
Formação para a sustentabilidade:
– Formação em estratégias de marketing para atrair clientes e fortalecer a marca da oficina;
– Desenvolvimento de serviços diferenciados, como
atendimento premium ou planos de manutenção personalizados, que podem ser trabalhados com formação
específica;
– Formação técnica para oferecer serviços de alta qualidade e inovação constante.

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