A Olipes foi selecionada como finalista na categoria “Fabricantes de Componentes” dos prémios “Compromiso Social en la Posventa” (Compromisso Social no Pós-Venda), promovido pelas organizações sectoriais Sernauto e Ancera em colaboração com a Motortec Madrid.
Como parte da política de gestão integrada da Olipes, a empresa sempre aspirou a construir um projecto empresarial em que o bem comum esteja tão presente como o seu próprio. Desta forma, e no âmbito da sua estratégia de responsabilidade social empresarial, executa diferentes políticas proactivas, incluindo a cooperação para ajudar as crianças. Assim, através da Fundación Abriendo Caminos, a Olipes contribui anualmente até 10% dos seus lucros para planos de melhoria da saúde, integração social, educação e formação para crianças e jovens em risco de exclusão social.
A Fundação Abriendo Caminos, fundada em 2009 por Arturo Oliver, é uma organização privada sem fins lucrativos, de nacionalidade espanhola, que tem um compromisso duradouro dos seus bens para realizar projectos de interesse geral. Entre outros, destaca-se a sua Escola Internacional em Pouma, uma cidade na zona rural dos Camarões. Este é um enclave com um enorme défice na escolaridade e onde as famílias têm recursos económicos muito limitados. Graças ao sistema de bolsas implementado, qualquer criança nesta pequena aldeia pode ter acesso a uma educação de qualidade. Isto baseia-se num sistema inovador e globalizado que enfatiza o trabalho cooperativo, e onde se aprendem três línguas: francês, inglês e espanhol. Hoje, no seu quarto ano de funcionamento, a escola tem 223 alunos matriculados em três classes infantis e cinco classes primárias. Os planos de desenvolvimento da escola, que emprega 21 trabalhadores locais, consistem em abrir salas de aula do ensino secundário até 2023 e em atingir um total de 600 alunos matriculados.
Para além de actividades puramente educativas, a Escola Internacional de Pouma presta também uma atenção especial ao bem-estar geral dos alunos. Desde Novembro, tem vindo a decorrer uma campanha dentária, em que uma enfermeira local explica aos pais e alunos a importância de manter uma higiene dentária adequada e lhes fornece o equipamento adequado para o fazer. Foi também criada uma grande horta escolar, onde os alunos experimentam o cultivo de frutas e legumes, encorajando o respeito e cuidado pelo ambiente, e os produtos colhidos são utilizados para o auto-consumo da comunidade educativa e da população local.
Os vencedores dos prémios “Compromisso Social no Mercado de Reposição”, que se destinam aos fabricantes de componentes automóveis e distribuidores de peças sobressalentes, serão anunciados a 16 de Dezembro.