A Olipes foi patrocinadora e colaboradora VIP do 34º Encontro Geral Anual do ELGI (European Lubricating Grease Institute – Instituto Europeu de Massas Lubrificantes), que se realizou em Madrid, entre 20 e 23 de abril.
O evento decorreu sob o tema “Para além do lítio: pegue o touro pelos cornos”, e estiveram presentes 400 técnicos de fabrico de massas de todo o mundo, pertencentes às mais importantes empresas fabricantes de massas lubrificantes, aditivos, óleos de base, tecnologia e equipamentos de fabrico.
Durante as duas primeiras jornadas, mais de uma centena de especialistas participaram nos workshops de trabalho orientados para a criação de novas normas de ensaios de massas, a evolução e as aplicações das massas lubrificantes biodegradáveis, ou as inovações e limitações de substâncias químicas no fabrico de lubrificantes adequados para o contacto acidental com alimentos, utilizados nas instalações de processamento e de embalagem de alimentos e bebidas. E nas duas seguintes, mais de 300 outros profissionais assistiram às conferências ministradas por investigadores de prestígio internacional, ao mesmo tempo que foram apresentados os resultados dos workshops efetuados pelos mais de 100 especialistas que acumulam milhares de horas de experiência e de ensaios.
De entre os temas tratados, todos de igual magnitude e importância, destacam-se os focados na redução da pegada de carbono da atividade do setor, no desenvolvimento de novas tecnologias que possam substituir o lítio como componente principal da maioria das massas lubrificantes vendidas em todo o mundo, as alternativas aos PTFE (politetrafluoroetileno) como aditivos sólidos, os lubrificantes ambientalmente aceitáveis (EAL), que se definem como biodegradáveis, não bioacumulativos e minimamente nocivos para o meio aquático (como peixes, algas, etc.) e que devem ser utilizados em equipamentos que entrem em contacto com óleo-mar como navios, aerogeradores offshore ou plataformas petrolíferas e de gás, salvo se for tecnicamente inviável, e que são obrigatórios nas águas norte-americanas desde 2013.
“A Olipes demonstrou uma vez mais que está à altura dos mais prestigiosos e reconhecidos fabricantes de lubrificantes a nível mundial, posicionando não só a sua própria marca, mas também a marca Espanha, no ponto mais alto de reconhecimento e prestígio internacionais” – garante Fernando Díaz, codiretor geral executivo da Olipes.
O ELGI, de que a Olipes é membro e patrocinadora, foi criado em maio de 1989, sendo um instituto independente e autónomo, financiado exclusivamente pelos seus membros. Faz parte de um grupo de institutos científicos e técnicos ativos na área da tribologia que tratam das massas lubrificantes e produtos associados.