Ver todas

Back

Opel apresenta novo Combo-e

21 Janeiro, 2021

A Opel acaba de apresentar o novo Combo-e, um furgão compacto 100% elétrico.

Com um volume e capacidade de carga de até 4,4 metros cúbicos e 800 kg, respetivamente, o furgão também possui uma versão mista com cinco lugares. Dependendo do perfil de condução e das condições predominantes, o novo Combo-e pode alcançar uma autonomia máxima de 275 quilómetros com uma única carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh (WLTP2). É possível recarregar a bateria a 80 por cento da capacidade em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido.

A lista de tecnologias e de sistemas de assistência, líderes no seu segmento, vai desde o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, até ao alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência. O sistema Surround Rear Vision ajuda a evitar acidentes com ciclistas e peões ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmaras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.

Está disponível em dois comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de
comprimento, com uma distância entre eixos de 2785 mm, pode transportar objetos com
um comprimento máximo de 3090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800
kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, líder
da classe no seu segmento. A variante mais longa XL, de 4,75 m, com uma distância entre
eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com
um máximo de 3440 mm de comprimento, contando com seis olhais de fixação colocados no piso de carga (com a opção de quatro adicionais a meia altura) para ajudar a manter a
carga no seu lugar.

Com potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário do sistema de motorização elétrica, dependendo da versão, o Combo-e pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 11,2 segundos 3, atingindo uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 130 km/h. Composta por 216 células e 18 módulos, a bateria está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros. Colocada aqui, a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas e com vento, mesmo quando seguir totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para uma condução mais ágil.

O novo furgão compacto 100 por cento elétrico da Opel reforça a liderança no domínio dos sistemas de assistência ao condutor, que são semelhantes aos utilizados nos automóveis de passageiros, e que foram muito elogiados no lançamento do modelo Combo com motores de combustão interna. Único no segmento de mercado é o indicador de carga assente em sensores, permitindo ao condutor verificar, através de um simples toque numa tecla, que o veículo não está com carga acima do máximo permitido. O Combo pode ser dotado de 20 tecnologias adicionais que tornam a condução, manobras e transporte não apenas mais fáceis e confortáveis, com também mais seguras.Para minimizar riscos e amolgadelas, com custo significativo, em manobras a baixa velocidade, o novo Combo-e está disponível, em opção, com o sistema Flank Guard baseado em sensores.

PALAVRAS-CHAVE