A edição 2023 da Expomecânica teve início este fim-de-semana com a realização do primeiro dia do evento, onde o mote são claramente os retalhistas de peças.
Diversas são as empresas que se estão a reformular, numa lógica organizativa que, já não sendo nova, parece que é a que irá vingar nos próximos anos e que passa necessariamente pela agregação de parceiros.
Se temos a presença da Redeinnov, que tem na sua base os retalhistas, muitas outras empresas, maioritariamente grossistas estão a seguir modelos muitos semelhantes, angariando o máximo de retalhistas possíveis.
Por exemplo, a espanhola Andel, que recentemente chegou ao mercado português, já tem três retalhistas e foca todos os seus esforços na angariação de mais parceiros no retalho.
A ASER também teve um stand muito concorrido, estando numa fase de estabilização da sua rede de retalhistas em Portugal, mas as portas estão apertas para mais entradas no futuro.
A AD, na apresentação que fez do seu conceito para Portugal, divulgou a sua extensa rede de parceiros AD, todos eles retalhistas de peças.
A Romafe, apresentou nesta feira o Clube Go Shop, que é também uma rede de parceiros, todos eles retalhistas (já são 23).
Por sua vez, desde o início do ano que foi constituída no nosso país a DP Automotive Aftermarket, que mais não é do que o braço português da Dipart em Portugal, que neste momento é constituído por quatro retalhistas, sendo que se prevê a entrada de mais.
Outros exemplos, também presentes nesta feira, poderiam ser aqui falados, mas neste momento o que interesse é perceber que neste momento a “guerra” situa-se ao nível da angariação de retalhistas de peças para integrar estas estruturas, que apesar de diferentes, acabam por ter modelos de negócio semelhantes.
O mercado está agitado e dinâmico e isso é bom para o aftermarket, mas o xadrez neste momento está a ser jogado no tabuleiro dos retalhistas de peças.
Uma última nota, se ainda está a decidir visitar a Expomecânica não hesite, vale a pena, pois a feira está carregada de muitos e bons expositores com propostas para tudo o que uma oficina precisa. É só mesmo escolher!!!
Paulo Homem
Diretor Revista Pós-Venda