A Osram acaba de anunciar uma nova geração de lasers infravermelhos para LiDAR, uma tecnologia importante para o desenvolvimento de veículos autónomos.
Em combinação com os sistemas de radar e câmaras, o sistema LiDAR atua como a visão do carro, captando o ambiente envolvente e arredores. Abreviatura de Light Detection and Ranging, o sistema utiliza a luz infravermelha para criar um mapa tridimensional preciso do ambiente. Quanto melhor for essa informação visual, mais fácil será para os sistemas downstream usá-la. Até agora, os lasers infravermelhos usados para esse fim apresentam desvios na estabilidade do comprimento de onda de até 40 nanómetros à medida que a temperatura no componente aumenta. Como resultado, a “visão” do sistema LiDAR ficou um pouco turva.
O novo design especial do chip da Osram agora reduz a mudança do comprimento de onda para apenas dez nanómetros, permitindo imagens muito mais claras e nítidas do ambiente envolvente.
Graças ao design do chip recentemente desenvolvido, os lasers emissores podem corresponder e até mesmo exceder a estabilidade do comprimento de onda dos VCSELs em temperaturas de funcionamento de até 125 ° C, típicas para aplicações automóvel. Este marco tecnológico no desenvolvimento de lasers infravermelhos permite o uso de um filtro de comprimento de onda muito menor no detetor – o que melhora significativamente a relação sinal-ruído. Este avanço tecnológico já foi demonstrado em componentes com “junções triplas”, por ex. três superfícies emissoras de luz empilhadas umas em cima das outras. No futuro, será usado em todos os lasers infravermelhos da Osram e oferecerá enormes vantagens aos fabricantes de sistemas LiDAR.