A ACAP realiza no Centro Cultural de Belém o Fórum do Retalho Automóvel, com o lema “Conduzir à nova mobilidade”. Os desafios do setor automóvel são imensos, num parque que teima em não se renovar.
No início dos trabalhos, António Coutinho, pela última vez na qualidade de Presidente da Divisão de Retalho Automóvel da ACAP, fez o discurso de abertura abordando os enormes desafios do retalho automóvel, que passam pela reestruturação da rede de distribuição, pela evolução para o modelo de agência (com muitos avanços e recuos), pela chegada em catadupa das marcas chinesas, pela eletrificação do parque (3% do parque circulante em Portugal já é elétrico) e pelo desenvolvimento da mobilidade como um serviço.
Falou ainda da representatividade da venda dos elétricos nas vendas (apenas em 2024), que representaram 22% de quota de mercado, sendo que as vendas de eletrificados (energias alternativas) representaram em 2024 66,5% das vendas, quando em 2020 representavam 20%. “A evolução é enorme”, diz António Coutinho, alertando para a enorme transformação que o setor esta a sofrer. Um dado curioso, e representativo dessa mudança, é que as vendas de veículos a diesel novos representaram 7,5% das vendas em 2024 em Portugal, quando em 2020 representavam 34%!!!
O Presidente da Divisão de Retalho Automóvel da ACAP abordou ainda, com preocupação, o crescimento das vendas de importados usados em Portugal, que representaram em 2024 50% das vendas de novos. Tudo isto, tem feito com que o parque automóvel de usados importados tenha passado a ter uma idade média de 7,9 anos em 2024, quando em 2020 tinham 5,4 anos.
Outro dado interessante, tem a ver ainda com o custo médio de um veículo elétrico (de uma gama de entrada), que tem um valor superior em 43,5% face a um veículo idêntico com motor a combustão.
Hélder Pedro, Secretário geral da ACAP, fez também um balanço do comércio automóvel em 2024, deixando muitos dados para análise que aqui colocamos em resumo:
– 61.102 veículos novos foram comprados pela rent-a-car em 2024 (29,1% do mercado);
– 41.257 veículos novos 100% elétricos foram vendidos em 2024;
– 20% das matrículas de novos foram elétricos (tinha 1% em 2017);
– 9% das matrículas de novos foram de veículos a gasóleo;
– 44% das matrículas de usados importados são de veículos a gasóleo;
– 72% dos automóveis a gasóleo matriculados em Portugal eram importados usados;
– 1,6 milhões de veículos a circular em Portugal têm mais de 20 anos de idade em Portugal;
– 55% do atual parque automóvel circulante em Portugal é de veículos a gasóleo e 36% é a gasolina;
– 3% do atual parque automóvel circulante em Portugal é de veículos elétricos;
No final da sua apresentação, Hélder Pedro falou da necessidade de reforçar o sistema de abate de veículos em fim de vida, não o restringindo apenas à compra de veículos elétricos, como também a necessidade de o alargar a outros veículos, como ainda explicou a importância e necessidade de se manter objetivos claros de reforço da rede de postos de carregamento.