A Paulcar dedicou-se inicialmente à venda de automóveis usados, mas em certo momento passou a ter também uma oficina, que se tornou um complemento do negócio e simultaneamente uma ferramenta de confiança perante o cliente.
TEXTO PAULO HOMEM
Quando chegamos à porta das instalações principais da Paulcar, na Estrada Nacional 109, em Vieirinhos, junto ao Carriço, não conseguimos ficar indiferentes relativamente ao parque automóvel que vemos. Porsche, Audi e BMW são apenas algumas das marcas dos carros topo de gama que por lá estão à venda, embora a empresa tenha outro stand próximo, onde existem carros de segmentos inferiores assim como veículos comerciais e ainda diversas retomas.
Quem está a frente da empresa é Paulo Carvalheiro, um profissional dedicado e muito atento ao seu negócio, que tem por automóveis (rápidos) uma imensa paixão. Curiosamente, começou como mecânico aprendiz, ainda menor, para mais tarde começar a vender automóveis e em 2007 estabelecer-se onde ainda hoje se encontra. Logicamente, nessa época, as instalações não são o que são hoje, até porque o desenvolvimento do negócio levou a que a meio do caminho a empresa fosse associando outras valências, como é o caso de uma oficina.
“A ideia de ter uma oficina era que pudéssemos dar ao cliente uma resposta rápida a qualquer eventual avaria de um carro por nós comercializado, deixando de depender do funcionamento de outras oficinas” começa por afirmar Paulo Carvalheiro, para o qual a questão da fidelização do cliente é fundamental. A diversificação de serviços permitia também que a Paulcar começasse a fazer serviços de mecânica para qualquer cliente, podendo dessa forma trazê-los e posteriormente proporcionar-lhes a aquisição de um automóvel.
“Ao longo dos anos veio-se a provar que tínhamos feito a aposta correta, existindo uma grande complementariedade entre as vendas de automóveis e os serviços oficinais e vice-versa”, explica Paulo Carvalheiro, dizendo até que “são negócios que se potenciam um ao outro”.
Muitas vezes a relação com o cliente começa na venda da viatura usada, mas depois, “como sabemos o histórico desse carro, o cliente sabe que numa primeira revisão não terá uma surpresa, pois conhecemos a viatura que lhe vendemos”, diz o gerente da Paulcar.
Tendo em conta que muitos dos carros que comercializa e que assiste são de gama mais alta, a oficina da Paulcar começa a ter algumas credenciais relativamente ao seu nível do serviço. “Somos oficina parceiro de nível 4 da BMW, o que quer dizer que podemos fazer revisões em garantia para clientes desta marca”, afirma com orgulho Paulo Carvalheiro, dizendo que “somos um dos principais clientes de peças da BMW na região. Temos por política trabalhar com peças de origem, até porque trabalhamos sobretudo em carros até 3 anos de idade. Por outro lado, o cliente fica mais confiante quando lhe dizemos que na manutenção foram usadas peças de origem”.
Porém, em cerca de 40% dos serviços são também usadas peças de qualidade equivalente, normalmente fornecidas pela Rodapeças, parceiro que geograficamente está muito próximo desta oficina.
A oficina da Paulcar é multimarca e isso gera uma responsabilidade acrescida na venda de automóveis usados, reconhecendo comPaulo Carvalheiro que o cliente “exige” mais da qualidade dos veículos (por ter oficina), mas diz também que “assim que tive a oficina, consigo mais facilmente vender automóveis. O cliente também sente mais confiança em nós”.
Nesta oficina são feitos quase todo o tipo de serviços oficinais, incluindo reparações de motores e caixas de velocidades, tendo parcerias nas áreas da chapa e pintura, como também dos pneus.
Ao todo trabalham na Paulcar 14 profissionais, sendo que quatro são mecânicos que regularmente vão a ações de formações, como forma “de estarmos sempre preparados tecnicamente, sendo este um aspeto muito importante para quem trabalha com carros tão recentes como nós”, refere Paulo Carvalheiro, que aposta também em equipamentos, dispondo de diversos aparelhos de diagnósticos que dão resposta a praticamente todas as solicitações.
Em média, a Paulcar abre 90 folhas de obra por mês na oficina, sendo que 50% são serviços de clientes externos. “Quando compramos um carro para venda, abrimos sempre uma folha de obra, para verificar tudo de mecânica e pintura e fazer uma revisão ao mesmo, para depois ser colocado à venda. O cliente que nos compra automóveis normalmente quer sempre o carro para ontem, e este procedimento que temos acelera as vendas. Daí a importância da oficina”, conta o responsável da Paulcar.
Outra área onde a Paulcar tem vindo a apostar é na competição automóvel, possuindo não só uma equipa própria, mas também dando assistência a outros carros. “Gostaríamos de apostar um pouco mais neste projeto, sendo que a competição foi também um meio de dar a conhecer a Paulcar um pouco por todo o lado”, revela Paulo Carvalheiro.
Para terminar, um dos projetos da Paulcar, a médio prazo, é a mudança de instalações, a construir no futuro, e próximas das atuais, que permitirão uma outra organização quer do stand, quer da oficina e dos serviços associados, como permitirá ter novas valências oficinais, por exemplo, ao nível da pintura e dos pneus.
Paulcar
Paulo Carvalheiro
Carriço
233 959 689
standpaulcar@gmail.com
http://paulcar.comPaulo
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 49 de outubro de 2019. Consulte aqui a edição.