Ver todas

Back

Pereira Ribeiro & Leitão: Amplo leque de serviços

26 Janeiro, 2021
751 Visualizações

A Pereira Ribeiro & Leitão é uma oficina de manutenção e reparação de veículos pesados que disponibiliza aos clientes um alargado leque de serviços. A qualidade técnica é, segundo os seus responsáveis, um dos seus argumentos.

TEXTO PAULO HOMEM

Situada em Campo (Valongo) ali mesmo ao lado da Auto-Estrada A4, uma das estradas mais movimentadas e percorrida por veículos pesados em toda a região norte de Portugal, não é de estranhar que a localização da Pereira Ribeiro & Leitão seja também um dos seus trunfos.

A empresa nasceu há 16 anos, já na zona de Valongo, até passar a ocupar as atuais instalações, onde tem como foco principal a assistência a veículos pesados no seu todo. “A nossa operação não se confina apenas aos camiões em si, pois fazemos também manutenção e reparação de semirreboques. Se aparecer algum autocarro também poderemos fazer a mecânica”, começa por dizer José Leitão, um dos sócios-gerentes da oficina Pereira Ribeiro & Leitão. Uma das caraterísticas desta oficina é que se especializou na reparação e manutenção multimarca, isto é, pode fazer a manutenção de qualquer marca e modelo de camião, independentemente do ano e da tecnologia que incorporar.

“Ser uma oficina multimarca não é de facto muito fácil. Estamos sempre a tentar acompanhar a evolução dos diferentes camiões das diferentes marcas e isso exige estar bem apetrechado com boa ferramenta, bons elevadores (dispomos de elevadores de coluna para pesados) e equipamentos de diagnóstico atualizados”, explica José Leitão, reforçando que “a nossa oficina não se dedica apenas a operações simples de manutenção, fazemos reparação de motores, caixas de velocidades e diferenciais, tendo ainda o serviço de eletricista. Portanto, os nossos serviços são muitos alargados e abrangem todas as principais áreas da manutenção e reparação de um veículo pesado”. Em parceria com outra oficina a Pereira Ribeiro & Leitão realiza também o serviço de colisão a pedido de alguns clientes, ficando de fora o serviço de pneus, tanto mais que o espaço disponível atualmente na oficina já começa a ser curto para tanto veículo.

A qualidade do serviço é para a Pereira Ribeiro & Leitão muito importante. Por essa razão, a oficina disponibiliza o serviço técnico oficial da Wabco e da Knorr Bremse, o que é um aspecto diferenciador do ponto de vista técnico face a outras oficinas. “Para podermos prestar estes serviços temos que possuir equipamentos de diagnóstico e marcar presença sempre nas formações e estarmos atualizados constantemente com toda a informação que recebemos deles”, afirma José Leitão, que reconhece que “é cada fez mais difícil obter informação junto das marcas de pesados, pelo que tentamos recorrer a outras fontes para nos mantermos atualizados tecnicamente”.

PEÇAS
Reconhecendo que algum do material que é incorporado nos camiões tem que ser mesmo de origem, o responsável por esta oficina diz, porém, que “recorremos a muitomaterial equivalente, pois sabemos que algum desse material tem qualidade. Não queremos nunca abdicar da componente qualidade e por isso apostamos naquilo que entendemos que é a melhor solução para o cliente. Sabemos que algum material de origem tem preços demasiado exagerados e que o cliente tem ao dispor outras soluções de igual qualidade por preços mais em conta”.

Trabalhando cada vez mais com orçamentos para a manutenção dos camiões, por vezes acaba mesmo por ser o cliente a optar pelo orçamento que está mais de acordo com a sua exigência. Diz José Leitão, a este respeito, que “não podemos facilitar neste capítulo das peças e o material barato de qualidade inferior está posto de parte, pois isso só traz custos acrescidos para nós e para o cliente”. Apesar de ter como cliente o particular (com um ou dois camiões), o cliente tradicional da Pereira Ribeiro & Leitão são as frotas, embora muitas delas também tenham as suas estruturas de manutenção e reparação. “Muitos dos clientes acabam por recorrer à nós, pois do ponto de vista técnico nós temos todos os equipamentos para lhes proporcionar um serviço completo ao nível da manutenção e reparação” explica o responsável da oficina que diz ainda que a Pereira Ribeiro & Leitão muito raramente faz serviços na casa do cliente. “O que fazemos muitas vezes é a assistência na estrada, num serviço que prestamos para todo o tipo de clientes. Temos até uma parceria estabelecida com um fornecedor de peças”, afirma José Leitão.

Afirmando não ter baixado muito o serviço da Pereira Ribeiro & Leitão durante a fase critica da pandemia de Covid-19, o sócio-gerente desta oficina diz mesmo que não tem faltado serviço, afirmando “temos trabalhado sempre à defesa e cumprido com as regras sanitárias, mas já começa tudo a voltar um pouco à normalidade”, revela José Leitão, dizendo que “estamos confiantes que tudo continue a correr bem num futuro a curto e médio prazo. Logicamente que vamos ter mais cautelas em alguns aspetos, como os recebimentos, que é sempre um problema deste setor”. Refira-se que na Pereira Ribeiro & Leitão trabalham cerca de 10 pessoas, seis deles na área de mecânica, existindo ainda uma pessoa com a responsabilidade de manter a oficinas limpara para receber os seus clientes.

Pereira Ribeiro & Leitão
Campo (Valongo)
José Leitão
220 421 184
pereirarleitao@gmail.com
www.reparacaocamioes.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 29 de agosto/setembro de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE