Novos pneus Pirelli para carros desportivos históricos, com tecnologia de ponta em dimensões originais reforçam parceria com a Porsche.
Cerca de 70 por centro de todos os modelos fabricados pela Porsche ainda estão em condições de circulação nos dias de hoje. De forma a satisfazer a necessidade de pneus apropriados, a Porsche, em conjunto com a Pirelli, desenvolveu recentemente, testou e aprovou diversos pneus que foram originalmente idealizados para diferentes gerações de veículos da marca.
No que toca à aparência e ao design da banda de rodagem, os novos desenvolvimentos são iguais aos dos históricos originais. Mas sob essa camada, conta com uma tecnologia de pneus moderna. No total, são 32 novas recomendações de pneus disponíveis para modelos da Porsche das gamas 356 B e C, Boxster (986), 911 (Modelo G, 964, 993 e 996) e 914, assim como para os carros “transaxle”: 924, 928, 944 e 968. Todos estes novos pneus clássicos estão marcados com a certificação “N” na lateral do pneu, que os designa como pneus homologados pela Porsche.
Maurizio Boiocchi, General Manager Technology da Pirelli, explica que “isto significa que os engenheiros da Pirelli trabalham em conjunto com os da Porsche a fim de desenvolver pneus adequados para cada modelo das gamas acima mencionadas. Estes pneus especiais, concebidos pela Pirelli, coincidem com as necessidades individuais de cada Porsche. São personalizados para cada modelo de forma a enaltecer as suas características de performance.”
Estes novos pneus não são apenas uma nova edição dos pneus históricos. Combinam a aparência dos originais com a tecnologia dos pneus modernos ao utilizar compostos inovadores juntamente com construções modernas.
Os designs originais da banda de rodagem e as dimensões dos pneus irão ajudar estes históricos carros desportivos de Zuffenhausen a manter a sua aparência autêntica em cada detalhe. Com a autenticidade como palavra-chave dos Porsche clássicos, manter o seu look correto é de vital importância.
As propriedades materiais dos pneus permitem os melhores resultados em termos de tração e de absorção de carga: a construção corresponde à estrutura de 2016. Também o composto de borracha contém a tecnologia mais atual de pneus. Estes incluem a última geração de polímeros.
Um sinal de distinção destes novos pneus é a sua excelente aderência. Apesar de terem uma perfeita aderência em piso molhado, rolam com muito pouco ruído – e cumprem com os critérios da regulação oficial europeia. Devido a esta abordagem contemporânea, os modelos clássicos da Porsche com estes novos pneus demonstram qualidades de condução mais ponderadas do que aqueles com pneus originais de anos prévios, ou os que utilizam pneus de tamanho idêntico que não foram testados e aprovados pela Porsche.
Além do Pirelli CN36, o P7 e o P Zero Rosso também estiveram à disposição da Porsche. Em 1994 o Pirelli P Zero Rosso era o equipamento original do Porsche 993. Agora este pneu está novamente disponível em 11 dimensões atuais. A aprovação do pneu inclui um total de 32 recomendações diferentes de pneu para Porsches datadas de 1959 até 2005. O calendário completo está disponível no website da Porsche (juntamente com a lista atualizada de lançamentos).
O especialista de pneus da Porsche, Dieter Röscheisen, resume os resultados do sofisticado programa de testes: “No que toca à aprovação de pneus para modelos clássicos, virámos a página para o presente, com produtos a oferecer qualidades de condução particularmente boas e equilibradas.”
Para otimizar o produto, os engenheiros da Porsche cooperaram com o antigo Campeão do Mundo de Rally, Walter Röhrl. O alemão tem uma vasta experiência de modelos históricos da Porsche e conseguiu providenciar preciosas informações sobre como afinar o típico manuseamento dos pneus. Röhrl sublinha as vantagens dos pneus recém-desenvolvidos: “Antigamente, o manuseamento não era tão completo e equilibrado. A nova geração de pneus corresponde melhor do que nunca à forma de conduzir um exigente carro desportivo.”
Não só os pneus de estrada foram testados. Outra inovação para condução em pistas de corrida chegou com o semi slick P Zero Trofeo R. Este pneu está disponível em tamanhos de 16 a 18 polegadas, também com tamanhos personalizados de 20 polegadas.
O novo Pirelli P Zero Trofeo R providencia a solução para as pistas. Este pneu foi desenhado para ser conduzido sob cargas térmicas em pista. Foi especialmente rotulado como semi-slick e não deve ser confundido com pneus normais de estrada para condução em condições de piso molhado. A nova aprovação da Pirelli irá auxiliar a Porsche a reconquistar a sua indubitável supremacia nas pistas de corridas do mundo para entusiastas amadores.
Para os anos de construção entre 1959 e 2006 há 161 recomendações diferentes para os pneus de verão da Pirelli. Outras 131 recomendações para pneus de inverno completam a gama da Porsche para modelos clássicos.
Incluindo os modelos “young timer” (911 e 993-996), assim como os modelos dos últimos 10 anos, existem agora 2.200 pneus aprovados. Juntamente com os pneus relançados, estes estão disponíveis em todos os parceiros Porsche Classic e Porsche Centre.
Para mais informações consulte este link.