A Pirelli marcou a abertura do Goodwood Festival of Speed 2025 com um desfile de supercarros que, em conjunto, ultrapassaram os 10.000 cavalos de potência.
Este evento celebrou o lançamento da quinta geração do icónico pneu P Zero, que completou 40 anos desde o seu lançamento em 1985, tendo revolucionado o segmento dos pneus ultra-high performance.
O desfile teve lugar na rampa de Goodwood, centro do festival, e reuniu modelos emblemáticos que evidenciam a evolução e a excelência do P Zero ao longo das décadas. Entre os destaques estiveram o Ferrari F40 de 1987, equipado com a primeira geração do P Zero, e o Lancia Delta S4 Stradale, que já utilizava uma versão “zero” deste pneu com design inovador da banda de rodagem. A nova geração foi representada pelo Lamborghini Urus SE, primeiro modelo homologado com o P Zero de quinta geração.
A presença dos hipercarros elétricos ficou a cargo do Lotus Evija, equipado com pneus P Zero Trofeo R com tecnologia específica para veículos elétricos e híbridos plug-in. O desfile incluiu ainda o McLaren Artura e o Pagani Utopia Roadster, primeiros automóveis a integrarem o sistema Pirelli Cyber Tyre, uma tecnologia que recolhe dados em tempo real dos pneus para otimizar a performance e segurança do veículo.
Outros modelos foram o Porsche 911 Carrera 4 GTS e o Aston Martin Vanquish Volante. O futuro da mobilidade foi antecipado pelo BMW Vision Driving Experience, um concept car inovador, enquanto um monolugar de Fórmula 1 encerrou o desfile, reforçando a ligação histórica da Pirelli entre estrada e pista. Além da celebração do legado do P Zero, a Pirelli e a Jaguar Land Rover apresentaram no festival o primeiro pneu de produção global composto por mais de 70% de materiais reciclados e de origem biológica, com borracha natural certificada FSC, inicialmente disponível para jantes de 22” do Range Rover.
O P Zero é hoje uma referência mundial, equipado em mais de 50% dos modelos do segmento Prestige, com uma gama que inclui desde a quinta geração do P Zero, passando pelo P Zero E sustentável, até versões específicas para pista e inverno.
Para comemorar os 40 anos, a Pirelli relançou em edição limitada o modelo original de 1985, que integra agora a gama Pirelli Collezione, dedicada a automóveis clássicos modernos.
Veja o vídeo:









