Ver todas

Back

Pirelli lança pneu para todas as versões do Mini clássico

28 Setembro, 2021
408 Visualizações

A Pirelli disponibiliza agora um pneu específico para todas as versões do Mini clássico.

Sob a coleção Pirelli Collezione, os proprietários do lendário Mini têm agora disponível uma gama de pneus especificamente desenvolvidos. A Pirelli Collezione é uma família de pneus projetados para os carros mais icónicos do mundo, construídos entre 1950 e 1980, que recupera a aparência característica, ao mesmo tempo que pretende melhorar o desempenho e a segurança, recorrendo às tecnologias mais recentes.

Para todas as diferentes versões do Mini clássico (incluindo os carros fabricados sob a licença da Innocenti), a Pirelli recriou o Cinturato CN54 no tamanho 145/70 R12, originalmente lançado em 1972. Este é um pneu radial, com um desenho de banda de rodagem e uma parede lateral semelhante ao pneu original, mas dotado da tecnologia mais moderna. Deste modo, o pneu conta com os compostos mais recentes para oferecer uma melhor aderência (em piso seco e molhado), garantindo uma maior fiabilidade e altos padrões de segurança, sem comprometer o estilo original. Durante o desenvolvimento deste pneu, os engenheiros da Pirelli trabalharam com os mesmos parâmetros que os utilizados pelos designers do veículo original para alcançar um equílibrio perfeito entre as configurações de suspensão e o chassi do Mini. Para isso, procedeu-se a uma indagação sobre os materiais e os desenhos originais do pneu que originalmente equipavam o Mini, armazenados nos arquivos da Fundação Pirelli, em Milão. 

Mini

A Pirelli iniciou o processo de desenvolvimento de um pneu Cinturato para o Mini, com uma banda de rodagem denominada de 367F, em 1964. Um mais tarde, o sucesso do Mini chegou à Itália e a Innocenti obteve licença para produzir os carros na sua fábrica de Lambrate, perto de Milão (a produção decorreu até 1975). Em 1976, a Pirelli desenvolveu pneus para o Mini 90, no tamanho 145/70 SR12, e para o Mini 120, no tamanho 155/70 SR12. Para as versões desportivas do carro, como o Innocenti Turbo De Tomaso, a Pirelli desenvolveu uma série especial de “‘wide series”: pneus radiais com uma banda de rodagem mais larga e com paredes laterais mais baixas, em comparação com os pneus tradicionais. Na década de 1980, a Pirelli fez o P3 para carros urbanos – que equipou toda a família Mini, incluindo as edições especiais Red Flame, Check Mate, Studio 2 e Piccadilly. O Mini renasceu em 2000, sob a alçada da BMW, e a Pirelli homologou o pneu Eufori@ Run Flat para o novo carro: um produto que era sinónimo de fiabilidade, pois era capaz de continuar a marcha durante 150 quilómetros, a uma velocidade máxima de 80 km/h, mesmo quando se encontrava totalmente vazio, graças a uma construção especial capaz de suportar todo o peso do carro. 

Pirelli Collezione

A família Pirelli Collezione nasceu com o objetivo de preservar a história automotiva através de pneus capazes de manter a aparência e a sensação de condução original, mas com as devidas melhorias em termos de eficiência e segurança, garantidas pelas tecnologias de produção mais modernas. A gama está repleta dos nomes mais lendários, Stella Bianca (lançado pela primeira vez em 1927), Stelvio,  Cinturato P7 (1974), P5 (1977), P Zero (1984) e P700-Z (1988). As imagens, os planos e outros materiais fornecidos pelo abrangente arquivo da Pirelli Foundation desempenharam um papel fundamental na reprodução desses pneus. A Fundação manteve todos os documentos relativos ao design, desenvolvimento e produção de todos os pneus Pirelli ao longo dos anos. Os pneus Pirelli Collezione estão disponíveis nos revendedores especializados de pneus para automóveis clássicos, como a Longstone Tires, e também nas lojas Pirelli P Zero World, em Los Angeles, Munique, Mónaco, Dubai e Melbourne. 

Mais informações neste link

PALAVRAS-CHAVE